“The Time Wanderers”, 1985. Mak Kammerer, outrora rebelde explorador, escritor e elemento-chave da COMCON ( o sistema de segurança mundial), dirige agora a COMCON-2.
A história inicia-se de forma bastante simples, envolvendo os Tagorianos, uma velha civilização (um espécime “lento”) começa a preocupar Kammerer. Apresenta as suas inquietações num memorando a Bromberg, o brilhante teórico. Kammerer sabem bem que Bromberg é incontrolável e que se encontra obcecado pela teoria científica.
A resposta constitui o Memorando de Bromberg. Torna acessíveis visões perturbantes e fantásticas sobre o nosso planeta e a possibilidade de existirem interceptores do tempo.
Surge Toito Glumov, recrutado da Universidade, para analisar “acontecimentos insólitos”. Rapidamente, Glumov, investigando uma série de acontecimentos insólitos, é arrastado inesperadamente para os estranhos mundos dos Viajantes – uma espécie de seres superbrilhantes e clarividentes.
Subitamente, Toito Glumov desaparece sem deixar rasto. Um Mak Kammerer preocupado inicia uma busca desesperada para encontrar o seu agente. Terá morrido – ou ter-se-á transformado num “Viajante do Tempo”