Palomar

Palomar Italo Calvino


Compartilhe


Palomar





Palomar é o nome de um famoso observatório astronômico que durante muito tempo ostentou o maior telescópio do mundo. Por intencional ironia, é também o nome do protagonista destes textos curtos de Italo Calvino, pois este senhor Palomar é todo olhos, mas funciona quase sempre como se fosse um telescópio ao contrário, voltado não para a amplidão do espaço, mas para as coisas próximas do cotidiano. É como se ele nos dissesse que as grandes questões do mundo e da existência também estão presentes em cada objeto que observamos, em cada cena que presenciamos, e que tudo é digno de ser interrogado e pensado.

Em Palomar, fazendo uma sábia mistura de descrição, narração e reflexão, Calvino revela a mesma inquietude de suas outras obras, sem esquecer aquela pitada de humor refinado que contribui para a leveza de seus textos. Em meio a suas reflexões filosóficas, por exemplo, o senhor Palomar preocupa-se também com a angustiante questão de como se comportar na praia diante de um par de seios nus.

Palomar foi o último livro publicado em vida por Italo Calvino.

Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (3)

ver mais
Palomar
Palomar
Palomar

Similares


Resenhas para Palomar (39)

ver mais
Um livro em intensa gradação
on 24/4/21


As descrições da primeira parte parecem modorrentas a princípio em suas observações dos elementos externos da natureza; a segunda parte começa a revelar-se um estudo antropológico da relação humana e dos animais. O grande ápice é a terceira parte, na qual Palomar inicia uma indagação existencial poética e lógica. "Cada um é feito daquilo que viveu, e isso ninguém lhe pode arrancar. Quem viveu sofrendo, permanece feito de seu sofrimento; se pretende subtrair-se a ele, já não será ma... leia mais

Estatísticas

Desejam51
Trocam2
Avaliações 4.1 / 195
5
ranking 43
43%
4
ranking 37
37%
3
ranking 15
15%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

37%

63%

Pedro
cadastrou em:
04/03/2009 09:07:54