Pessoas decentes

Pessoas decentes Leonardo Padura


Compartilhe


Pessoas decentes





O detetive Mario Conde está de volta, e 2016 em Cuba é o pano de fundo para o novo romance do premiado escritor Leonardo Padura. A visita histórica de Barack Obama, um show da banda Rolling Stones e um desfile da marca francesa Chanel foram alguns dos acontecimentos daquele ano e que são transportados para a literatura pelas mãos do consagrado autor de O homem que amava os cachorros.

Manuel Palacios procura Mario Conde, antigo companheiro de farda, quando um importante político da ilha, Reynaldo Quevedo, é assassinado durante a visita do ex-presidente dos Estados Unidos. Quevedo tinha muitos inimigos, pois no passado havia atuado como censor para garantir que artistas do país não se desviassem dos slogans da revolução. Déspota e cruel, acabou com a carreira de quem não queria se curvar a suas extorsões. Quando, alguns dias depois de se reverem, um segundo cadáver é encontrado, Conde precisa descobrir se as duas mortes estão relacionadas e o que está por trás dos assassinatos.

No desenrolar do mistério, o detetive pesquisa e escreve sobre a vida do cafetão Alberto Yarini, personagem inspirado em um caso real do início do século XX, quando Havana era completamente diferente. Um caso de assassinato de duas mulheres revela a luta aberta entre o poderoso Yarini e seu rival Lotot, francês que disputa os espaços de prostituição na capital. O desenvolvimento de tais eventos históricos será conectado ao presente de uma forma que nem mesmo o próprio Mario Conde suspeita.

Conhecido e celebrado por mesclar acontecimentos históricos à literatura, Padura entrelaça magistralmente os enredos, esmiuçando as características mais peculiares dos personagens, de Havana e de Cuba, em uma leitura instigante que prende o leitor do início ao fim.

Crime / Ficção / Literatura Estrangeira / Romance / Suspense e Mistério

Edições (2)

ver mais
Pessoas decentes
Personas decentes

Similares

(2) ver mais
Escondido em Havana
33 revoluções

Resenhas para Pessoas decentes (6)

ver mais
Romance Policial bem amarrado
on 28/1/24


A história se desenvolve em duas Havanas: a de 1910, em uma Cuba recém-independente, e em 2016, com a visita do Obama de fundo. Tem muitos personagens, alguns sendo pessoas que realmente existiram, e que são desenvolvidos na medida do possível. Um panorama político-social complexo: a questão da prostituição em Havana, a proximidade e distância dos EUA, seja política, seja econômica, e as raízes históricas do país que lutou contra a colonização algumas vezes. Tudo isso perpassa a inv... leia mais

Estatísticas

Desejam8
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 34
5
ranking 68
68%
4
ranking 32
32%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

33%

67%

Jenifer
cadastrou em:
24/11/2023 18:45:18
Jenifer
editou em:
24/11/2023 18:45:32