Ana Usui 23/07/2022
A causa da minha ressaca literária
Fox Demon Cultivation Manual foi uma grande decepção pra mim.
A novel acompanha Song Ci, um jovem que tinha uma vida normal, porém é misteriosamente infectado com sangue demoníaco, assim ele começa uma jornada em busca da cura.
Eu comecei com expectativas bem baixas justamente porque não queria me decepcionar, só que a narrativa foi me conquistando, a novel é divertida, cheia de aventura e os protagonistas são adoráveis!
E foi ai que cai na armadilha.
Song Ci é um protagonista fácil de se identificar, ele é espontâneo, engraçado e covarde. A covardia dele é do tipo "eu super sairia correndo se estivesse nessa situação também", então invés de gerar frustração ou raiva, você entende o protagonista e chega até a pensar que ele é bem realístico, nada desses mocinhos sem falhas de cabelo lindo.
Seus diálogos são interessantes e toda a construção da sua personalidade devido aos eventos do passado nos fazem torcer por ele.
Rong bai, por outro lado, é o príncipe encantado. Misterioso, incrivelmente forte e gentil. Não há como não suspirar.
A melhor parte da novel é que a relação dos dois é bem saudável, os dois se apoiam, se defendem e buscam o melhor caminho juntos. Nada do batido clichê arrogante de que apenas um é forte enquanto o outro é a bela flor esperando resgate.
Só que, lá pelos 65% da novel, a trama começa a desgringolar sem parar. As aventuras começam a perder o sentido, as explicações que deviam acontecer nunca chegam e personagens que já tínhamos esquecido surgem de novo apenas pra deixar tudo mais confuso e sem explicação. A impressão que fica é que a autora perdeu o prazo e teve que acabar de qualquer jeito.
Eu teria passado pano pra tudo isso se o clímax não fosse tão fodid@mente decepcionante. A cena mais importante, onde a jornada do Song Ci teria sua conclusão máxima e entrelaçada com a do Rong Bai em um ato simbólico, foi uma completa merda.
A autora poderia ter feito qualquer coisa, QUALQUER COISA, mas ela decidiu o ato mais tosquera e balela que já vi.
Fiquei desapontada. Tanto potencial jogado de lado como se não fosse importante.
Terminei na base do desgosto, nem queria mais saber de epílogo, só queria acabar logo, e de repente surge uma uma nota da autora assumindo tudo.
Ela basicamente diz "é, foi mal. Perdi a mão na trama, sou consciente. Essa não é minha estória principal, era pra ser apenas um spin-off descomplicado, só que me empolguei e fiquei sem tempo ou condições de terminar da forma correta, peço desculpas. Se quiser cheque minhas novels principais [titulos]". E foi isso.
Meu queixo caiu. Senti que perdi até o direito de ficar decepcionada.
Então assim, não recomendo pra ninguém que vá levar a sério. Não caia na armadilha! Leia sem compromisso algum e não se frustre.