Bárbara | @barbaraeoslivros 05/04/2022Quem quer a salvação encara seu próprio inferno?Satsuma Gishiden - vol. 2
A segunda parte da jornada dos leais guerreiros de Satsuma é marcada pela trajetória e chegada nas terras do clã Shimazu, local onde serão construídas, pelos bushis de Satsuma, as barragens de contenção para evitar as terríveis enchentes que assolam os camponeses da região.
Nesse segundo volume, senti que as histórias são mais desconectadas entre si, o que tornou, pelo menos para mim, a leitura mais quebrada, não senti tão fluída quanto no primeiro volume.
São causos e lendas do período histórico do Japão feudal que demonstram de forma magistral a riqueza cultural do Japão.
O que mais me chama atenção nessa grande obra de Hiroshi Hirata é a pesquisa que ele deve ter feito para compor esse cenário incrível com tantos detalhes históricos e culturais.
A retração do código de honra e do comportamento dos samurais de Satsuma, sua motivação e forma de argumentar e resolver conflitos é impressionante.
A obra é belíssima, o traço do mestre Hirata é detalhista e cuidadoso, mas também intenso e impetuoso quando necessário.
Uma grande obra.
Um retrato da história e cultura do Japão que vale a pena conhecer trazido ao Brasil pelas mãos talentosas do pessoal da @pipocaenanquim