Um Conto de Natal

Um Conto de Natal




Resenhas - Um conto de Natal


17 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Guilherme Duarte 12/12/2022

Uma boa leitura natalina
Essa releitura livre do clássico homônimo é divertida e comovente com aquela pitada de crítica social que o autor Giménez tenta embutir em todas suas obras.

Embora seja possível prever o que veremos nessa história, é prazeroso acompanhar o personagem (que muito bem poderia ser o próprio Giménez) lidar com os espíritos do Natal e com outras pessoas com quem ele interage. A maneira como o autor brinca com si próprio por meio do personagem é engraçada e acrescenta mais uma camada de diversão à obra.

Discutimos sutilmente o delicado embate entre a aceitação de si próprio e mudanças necessárias, sejam elas importantes para você ou para outros.

Embora a obra seja muito coerente e bem humorada, há uma passagem na HQ que acredito ter fugido um pouco do tom da narrativa apenas para que servisse como um meio para o autor expor uma crítica social. Mas nada disso afeta a linda história que é contada aqui e independentemente de quando seja lida. É sempre época de amar o próximo.
comentários(0)comente



Gabriel 25/12/2020

Uma releitura de Dickens para os tempos atuais
Poderia não ser corrido para acabar, mas o espírito do natal presente vale muito a pena... mesmo...
comentários(0)comente



Henry 28/12/2022

Antes que seja tarde demais
Escrito e desenhado por Carlos Gimenez - mesmo autor de Paracuellos - Um Conto de Natal adapta o conto de Charles Dickens (de mesmo nome). No entanto, aqui na há mais Ebenezer Scrooge, mas o próprio "Pablito" Gimenez como protagonista.

A história de um homem que vive para o trabalho e não valoriza a família e os amigos, não valoriza as coisas boas que possui. Um dia, esse homem recebe a visita de três espíritos e, sem surpresas, se trata dos fantasmas dos natais: passado, presente e futuro.

Não achei nada demais, pois já é uma história batida, não mais emocionante do que a adaptação em animação da Disney (Os Fantasmas de Scrooge), por exemplo.

Há, claro, uma mensagem importante sobre aproveitar a vida antes que seja tarde demais e valorizar as pequenas coisas, mas não me pegou.

Eu não gosto muito do traço de Gimenez nesses trabalho, mas nada que seja um fator determinante pra eu não ter gostado tanto. Recomendo a leitura para quem não conhece a história original.
Guilherme Duarte 28/12/2022minha estante
Eu tive uma percepção um pouco mais positiva do que você em parte porque não fiz uma avaliação comparativa (nem lembro da animação da Disney) e em parte porque achei o final fora do óbvio. Até escrevi isso na minha resenha, que a atitude final do personagem vai contra o que se espera da comoção gerada pelos fantasmas. Isso de certa forma nos faz pensar o que vale e o que não vale mudar em nós mesmos.


Henry 28/12/2022minha estante
Faz sentido, Gui. O final é realmente um dos pontos altos da história, mas o desenrolar da história não me empolgou muito.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



darthzinho_ 12/11/2023

Em que mundo eu vivia antes de conhecer o trabalho do Carlos Giménez? Não saberei mais dizer.

Quando peguei está HQ para ler, achei que ela seria "Ok", que iria retratar a obra do Dickens já tão macetada de diversas formas.

Porém é aqui que entra a qualidade do artista, e que artista, a arte gráfica dele é sensacional, daquela de parar analisar os detalhes por um tempo.

Acho que tenho uma queda por obras onde o autor se coloca como personagem principal. E aborda temas tão atuais como foram abordados nessa obra, tem momentos que você irá sorrir e momentos que a vontade de chorar é forte.

A obra do Dickens até pode ser o ponto de partida, mas Carlos Gimenez transforma ela em algo único.

Leiam apenas.
comentários(0)comente



Rodrigo.Macedo 05/02/2024

Não tem erro
Sempre que leio alguns títulos que me levam as lágrimas costumo me questionar: o que, especificamente, me fez chorar? É difícil encontrar essa resposta, parece uma mágica com as palavras, uma combinação misteriosa de palavras que só a Organização Secreta dos Autores Sensíveis conhecem.


Pelo visto, o senhor ilustríssimo Carlos Gimenez faz parte dessa organização. Suas palavras soaram com uma sinceridade ímpar em meus ouvidos. A mensagem é muito bonita, apesar do final inesperado e excelente.


Fiquei muito feliz com essa leitura. Dos quatro quadrinhos lidos essa semana esse, por enquanto, foi o melhor.


Uma obra linda e otimista com certeza
comentários(0)comente



Quadrinhos Diários 20/12/2023

Espírito Natalino.
Diferente do que você possa imaginar, essa não é uma adaptação fiel do conto de Charles Dickens, mas algo que se baseia em todos os elementos pra contar uma história, que, respeita bem a essência do original.

"Um conto de Natal" do Carlos Gimenez, é uma história que aborda a vida de um quadrinista velho que está cansado da vida, e, por causa das diversas decepções da vida, decide se isolar.

Essa história pega mais o contexto da Espanha, mas consegue ser universal e trazer uma boa mensagem.

Um roteiro bem estruturado e uma arte bem legal, com um estilo diferente do que estou acostumado, mas que gostei muito.

É uma leitura que vale a pena a atenção, principalmente porque está sempre em bons preços.
comentários(0)comente



Samuel Simões 01/02/2022

Genérico? Um pouco sim, desculpa
Uma clara homenagem a Charles Dickens porém na minha opinião, achei os desenhos BEM detalhados porém eu não gostei muito do traço do autor. Interessante também se tratar de uma homenagem e ser um pouco o biográfico também. Um boa obra, mas não achei nada maravilhoso, surpreendente e único. Talvez até posso dizer que seja um pouco genérico.
comentários(0)comente



Dango Yoshio 11/05/2023

Não deixe pra amanhã...
Uma releitura moderna do conto de Natal de Charles Dickens, e também parte da série de ficção biográfica do autor.

É praticamente a mesma história, mas ao invés de um velho rico e ranzinza temos um quadrinista idoso que vive recluso em sua casa trabalhando, sem passar tempo com a família e amigos ou sair pra se divertir.

O final é diferente do que eu imaginava e ainda bem, porque acaba reforçando a mensagem da história. E a arte é muito bonita! Bem detalhada e estilizada. Me lembra arte de cartunistas.

É um quadrinho que te faz refletir sobre a vida.
comentários(0)comente



Ju 28/12/2020

Retrospectiva da vida
Fiz minha leitura pouco depois do natal, mas ainda sob o sentimento de retrospectiva que nos acomete nesse período. Essa hq, assim como o período natalino do qual trata, nos lembra da importância da reavaliação das coisas, sejam memórias, hábitos, relações, comportamentos, e da constante vigilância sobre nossas ações e escolhas, sem a qual corremos o risco de nos perder em um caminho sem volta. Leitura leve, com pitadas de tristeza empática aqui e ali, mas mais do que tudo, um estímulo ao recomeço.
comentários(0)comente



Trindade 16/01/2024

Só mais um
Um conto de Natal de Ginenéz é uma história em quadrinhos que reinterpreta o famoso conto de Dickens. Não apresente nada extraordinário, trata-se da mesma história recontada, com algumas nuances no desfecho. Os diálogos, por vezes extensos, e a rapidez com que os personagens sao apresentados dificultam o estabelecimento de conexões com outros personagens além do principal e isso causou distanciamento do enredo. A HQ não é ruim, porém, é apenas mais uma adaptação para a estante.
comentários(0)comente



Bruno 20/11/2022

Uma bela releitura da obra de Charles Dickens
Um Conto de Natal é um história bastante conhecida e que já vária vezes adaptadas para outras mídias. Aqui nessa HQ, Giménez traz uma releitura, com traços autobiograficos e atualizando a história, abordando mazelas sociais dos nossos tempos. Uma obra linda e cheia de ensinamentos que deve ser lida por todos.
comentários(0)comente



leandrobuas 23/05/2022

Uma adaptação do conto com o ciclo autobiográfico do autor
Um Conto de Natal é a história mais longa já produzida por Carlos Giménez em sua carreira e representa, sem dúvida, um de seus pilares mais sólidos. Como protagonista, temos o senhor Pablo que, às vésperas do Natal, não quer saber de celebrações sentimentais e nem dos cuidados da família. Ele não sabe, mas os três espíritos do Natal irão visitá-lo e obrigá-lo a reexaminar seu passado, seu presente e seu futuro. Junto com o solitário Pablo, os leitores se surpreenderão página a página com este resumo tão aprazível quanto impiedoso da vida e da obra do próprio Giménez. Livremente inspirado no clássico de Charles Dickens, Um Conto de Natal avança por uma nova galeria, recém-escavada e insolitamente ampla, na grande montanha que é o ciclo autobiográfico do autor.
comentários(0)comente



Ricardo.Rincon 21/03/2022

Uma releitura muito interessante
Esse foi meu primeiro contato com Carlos Gimenez e foi uma ótima experiência.
Carlos da um toque autobiográfico no quadrinho, que transforma uma história simples, em uma viagem psicológica pela vida do protagonista.
comentários(0)comente



Emerz 05/06/2024

Apesar de se apoiar numa narrativa natalina, que como o título já aponta baseada no conto de natal do Dickens. O Carlos Gimenez assume essa acunha de conta mais uma vez histórias pessoais, se colocando como personagem e abordando suas problemáticas. Eu não achava que a obra seguiria por esse caminho quando tive a intenção de sua leitura, me surpreendeu de uma maneira que não estava esperando.

Acho que um ponto seja justamente a mentalidade do personagem, eu pude me relacionar com suas experiências de uma maneira que não estava nem imaginando.
comentários(0)comente



17 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2