Marcelo Leite 04/03/2023
Descobrindo uma grande obra
Meu gosto tardio por quadrinhos estimulados por canais de You Tube do nicho me levaram a ter curiosidade de conhecer as obras do antigo selo Vertigo, da DC, e em especial ler as obras do roteirista Alan Moore.
Então, comprei o primeiro volume da edição definitiva de O Monstro do Pântano. A minha expectativa era alta, já que a obra é muito elogiada. Considerada um clássico dos quadrinhos. Em uma primeira leitura senti que não aproveitei muito do que a obra tinha enquanto potencial de transmitir. Senti falta de conhecer os personagens, suas trajetórias.
Em uma segunda leitura, li com mais calma, com mais atenção e descobri um universo fantástico. Uma origem bastante inusitada do Monstro do Pântano. O personagem tendo que lidar com antagonistas dos mais diversos, empresário ambicioso, demônios, criaturas dos sonhos... Aborda temas como problemas psicológicos, possessões, ecologia, descoberta de identidade, ou seja, a obra é muito rica e com um texto muito requintado, mas, ao mesmo tempo prende o leitor.
As histórias meio que se conectam de alguma forma, com outras mais independentes. E uma dessas histórias independentes me soou como ponto fraco do volume, assim como sentir falta da origem da conexão de uma personagem com o Monstro. Mas acredito que este último "problema" sentido por mim deva ser superado nos próximos volumes.
A arte, nem preciso descrever muito, é simplesmente linda! Com alguns quadros explorando características bem psicodélicas.
Estou ansioso para ler o volume 2.