spoiler visualizarFloris.Moon 22/06/2023
Foi uma leitura agradável, valeu meus ink no Tapas...
Antes da minha resenha com spoilers, gostaria de exaltar a arte. Que a artista dessa comic seja abençoada, pq a arte dela é muito linda!
Agora vamos para as minhas observações...
Uma das coisas que mais me deixam decepcionada em comics com o plot de reencarnação ou transmigração pra uma novel como vilã ou secundária, é que as protagonistas ficam MUITO presas ao plot original mesmo quando ELAS MUDAM A HISTÓRIA DELIBERADAMENTE para sobreviver.
Sério que ninguém da era moderna conhece o efeito borboleta? Todo mundo sabe que cada ação gera uma reação, logo se elas não morrem (quando deveriam) porque criaram uma boa relação com os outros personagens ou por usarem o conhecimento da novel em seu favor pra mudar a trama, é óbvio que nada acontecerá como no livro que leram!!!
A Carnelia caiu nessa armadilha, como todas as personagens que conheci até aqui (?), e chegou a ter momentos em que a cegueira e obsessão pelo plot original me deixou um tanto irritada, já que devido a isso ela fechou os olhos para os sentimentos do Caesar por ela, até mesmo dos próprios sentimentos que ela nutria por ele. Mas isso não foi o que me fez dar nota 3 pra obra, no geral, na verdade, o romance deles foi construído de um maneiras muitíssimo fofa que eu amei e dou 5 ?, a personalidade dos personagens (todos eles) também foram muito cativantes e gostei muito deles (mesmo quando faziam coisas idiotas).
A Carnelia foi uma protagonista muito inteligente em questões estratégicas para proteger e ajudar o Caesar, e ele foi um personagem muito adorável e que me cativou muito.
Mas o desenvolvimento do plot, no geral, deixou um tantinho a desejar.
Acredito que colocaram drama demais em algo que poderia ter sido desenvolvido de uma maneira muito mais conexa e verossímil dentro do mundo apresentado, explorando as relações dos personagens secundários entre si, ao invés de desperdiça-los com coisas que poderiam ser descartadas (RIP casal secundário que só ficou nos sonhos).
Dentro do plot twist que gerou uma confusão nos últimos capítulos, e mesmo durante toda a comic, ficou pouco claro se era realmente uma tradição da família imperial ? o príncipe herdeiro matar seus irmãos quando subisse ao trono ?, ou se foi apenas um feito do pai do Caesar, uma vez que devido a morte do imperador anterior nenhum príncipe havia sido escolhido como herdeiro do trono (o motivo tá no plot twist), então para que ganhasse o poder, o pai do Caesar matou todos os irmãos que poderiam subir no trono e exilou as concubinas do pai dele.
A revelação do plot twist fez parecer que ele era um monstro por isso, então todos os feitos heróicos do Caesar foram esquecidos pelo pecado do pai. Mas no início, a imperatriz, mãe do irmão do Caesar, tinha a obsessão de colocar o próprio filho no trono pq supostamente se o Noah não fosse o herdeiro, ele morreria e ela seria exilada. Assim, ela fez da vida do Caesar um inferno pq a mãe dele era uma concubina sem poder. Mas aí veio o plot twist e fez parecer que ela estava sendo dramática, pq se não era tradição, então ninguém ficaria chocado ou falaria sobre o pai do Caesar ter lutado pelo trono? Enfim, fiquei confusa com isso, a trama foi inconsistente em muitos momentos, mas relevei pq a história, no geral, foi agradável de se ler.
Outra coisa que também amei foi a relação entre o Caesar e o Noah, amei que eles se amavam e cuidavam um do outro, apesar das forças que queriam torná-los inimigos. Por isso queria ter visto capítulos com o Noah, depois do fim, assim como dos outros personagens, pois nos 3 capítulos extras pareceu que só os protagonistas tiveram uma vida plena depois de anos do fim da trama central, apenas os dois construíram suas famílias e viveram felizes para sempre (?).