Murillo Bertolini 25/10/2023
Ótima leitura!
Em Batman & Os Homens-Monstro, Matt Wagner consegue repaginar uma história clássica do homem-morcego, enquanto encaixa ela cronologicamente nos primeiros dias do Batman e reapresenta conceitos interessantes como Julia Madison, tudo isso envolto em uma história interessante, gostosa de ler e com a essência do Batman.
Para mim, o ponto de destaque é a personalidade de Hugo Strange. O personagem era inicialmente concebido como um geneticista louco que criava seus monstros para, aos poucos, cada vez mais se tornar um psiquiatra obcecado pelo Batman e em se tornar o homem-morcego. Duas facetas tão diferentes são costuradas de maneira interessante e inteligente no quadrinho, fazendo muito sentido para a trama.
Além disso, insere-se na história Sal Maroni e cita-se por cima Romano Falcone, integrantes muito importantes da máfia gothamita que teriam participações de destaque nas histórias que seguiriam como O Longo Dia das Bruxas e na criação do Duas-Caras. A adição de Julia Madison à cronologia, a primeira namorada do Batman de todos os tempos, mostra ainda mais o respeito e conhecimento do autor sobre o personagem.
O roteiro é muito bom de acompanhar, mostrando tanto Batman descobrindo-se como vigilante nos seus primeiros anos (seja na criação do Batmóvel, seja no ainda "proto" Batsinal) e o desenvolvimento de Strange em uma cidade ainda tomada pela máfia. Aos poucos, vemos Batman acreditando que está próximo do combate ao crime total em Gotham, mal sabe ele que com sua aparição, tudo vai piorar, saindo dos crimes fantasiosos para os crimes "fantasiados".
A arte de Wagner também dá um show, trazendo um visual ao mesmo tempo simples mas detalhado, com cores muito bonitas. Belíssimo trabalho!