Joel R. 21/09/2020
"Minha mãe costumava me dizer que monstros não existiam ... E tudo começou com algo parecido com um trovão."
DComposição, que reúne as edições originais DCeased 1 a 6 e DCeased: A good Day to Die 1, é uma estória que reúne um pretexto bastante peculiar, o que aconteceria se reuníssemos em uma estória os nossos super heróis com uma trama a lá The Walking Dead ? Tom Taylor consegue "unir" muito bem esses conceitos, e com uma aparente total carta branca da DC.
Pelo que sei, a temática de super heróis em um universo apocalíptico Zumbi não é original da saga de Taylor, mas o que torna DComposição bastante singular é o tratamento do roteirista para com os personagens e os tons bem interessantes que o mesmo vai dando para toda a narrativa. O que eu achei mais interessante, é que apesar de existir clichês narrativos do tema apocalíptico, Taylor consegue ainda surpreender por meio de algumas reviravoltas e perdas de alguns personagens que aparentemente sempre tiveram sob total controle de muitas situações. É muito legal ver que os personagens ali estão bem caracterizados, pois para quem já está familiarizado com o universo da DC, é esperado que algumas atitudes por meio deles aconteçam. Entretanto, existe espaço para evolução de personagens (em termos narrativos e de super poderes) e alianças inimagináveis como surpresas [e que não valem ser estragados com SPOILERS aqui].
Os desenhos de Trevor Hairsine, na estória principal, são excelentes e conversam bastante com toda a narrativa sombria de Taylor. Os infectados trazem todo um tom "Gore", os embates são bem montados e toda a ambientação é bem retratada para trazer os tons apocalípticos necessários.
DComposição de Taylor já virou uma das minhas estórias de quadrinhos predileta, pois considero que é bem necessária como revitalizadora de um mercado que está bem saturado. É incrível como o quadrinho conseguiu me conquistar em poucas páginas, talvez corroborado com meu gosto pelos dois temas (super heróis e zumbis), e já fico na espera para a continuação que já está em andamento nesse momento nos EUA (no momento em que escrevo essa resenha).