R...... 25/08/2016
Edição Maravilhosa em Cores (EBAL - 1974)
Essa HQ tem cerca de 30 páginas e faz parte de uma série da EBAL, que reuniu 12 obras do Verne publicadas na coleção Edições Maravilhosas. Dessa vez com o atrativo das cores, na década de 70.
Apesar do número econômico de páginas, o roteiro está rico em histórias do romance. Isso é legal, mas tem um preço. Os quadrinhos são pequenos e tem disposição formal, com excesso de texto. Concepção de outros tempos, quando a imagem não tinha o realce e diagramação criativa das HQs atuais. Esse ponto pode tornar a leitura pouco atrativa ou cansativa para alguns. É apenas uma observação, porque de minha parte curti do jeitão que se apresentou.
A arte tem estilo caricato, sem detalhamento nos cenários. Na real, o que não gostei mesmo foi do retrato que nem uma panela de pressão do Nautilus. Os outros aspectos são relativos à impressões pessoais e estão dentro de um contexto de época.
A HQ tem valor no pioneirismo de adaptações vernianas no Brasil e vale uma conferida, principalmente por parte dos fãs do autor e do romance.