R...... 23/11/2016
Eita! Trocentos anos que não lia um Zé Carioca... Perdeu a graça e não me diverti com a revista. Lembro de HQs antigas que exploravam melhor o cenário carioca, com aquele Zé que usava camisa branca e calça azul. Esse papagaio modernizado de camisa amarela com um Z em um fundo negro não achei legal. As HQs não empolgaram e não vi graça. Tem um lance muito infantil, diferente da época que curtia as revista com alguma assiduidade.
Registrando algo mais específico, a HQ dessa edição que me pareceu mais interessante foi "Medo de dentista".
Assisti a pouco tempo um documentário sobre quadrinhos no Brasil. Falou que as primeiras publicações do Zé foram cópias das HQs do Pato Donald, substituindo partes do desenho do pato pelo papagaio, em uma montagem que às vezes ficava muito tosca. O doc ressaltou também o refinamento das histórias e do visual do personagem nos anos 70 e 80, por ilustradores brasileiros, que criaram, entre outras coisas, o Morcego Verde. Lembro de um desenho com traços muito estilizados e finos, que exploravam a favela, mas não tenho a mínima ideia de quem era o desenhista. Esse era super maneiro e o melhor. Lembro de uma HQ com os primos do Zé nessa concepção.
Li motivado por uma nostalgia inspirada no programa. De fato, a fase mais antiga do papagaio era bem melhor que a atual.
Só registros para eu não esquecer...