Rugas

Rugas




Resenhas - Rugas


43 encontrados | exibindo 31 a 43
1 | 2 | 3


Adalba 30/05/2019

Eu esperava me envolver mais com o Emílio.
comentários(0)comente



whoisgems 27/07/2024

Um exercício de empatia
Uma gata simples mas que nos faz pensar sobre a realidade de idosos que vivem em asilos e também dos que tem transtornos como por exemplo o alzheimer. este livro me fez pensar sobre como desumanizamos idosos por fazerem coisas que nos irritam e de como independente de tudo eles merecem amor, carinho, diversão e companhia. para quem se interessar em ler recomendo ler também as notas do autor ao final da história. todos os personagens são inspirados em pessoas reais o que nos faz pensar sobre quantas vezes deixamos de ver esses idosos com atenção.
comentários(0)comente



Popeye 05/11/2019

Rugas, da editora Devir, é uma daquelas HQs feitas para emocionar qualquer um que tenha o mínimo de empatia para com os idosos.

Se vicê tiver a sorte de viver bastante, poderá muito bem passar por várias situações que são mostradas nesse quadrinho, algumas boas, outras deprimentes. Se for esperto poderá aprender e tentar entender a situação dessa gente que trabalhou bastante e que pode, as vezes, tirar a sua paciência.

Você mesmo pode ter vivenciado com um avô ou avó. Os meus, especialmente a Dona Ana, minha avó materna e, de fato, segunda mãe, além de me ensinar muita coisa, mostrou bem como envelhecer com dignidade até o fim, quando morreu com seus 93 anos. Eu a reconheci algumas vezes lendo esse material, e a saudade bateu forte
Nota 10
comentários(0)comente



Thais.Tobal 31/05/2024

Que livro lindo e emocionante, que retrata como a vida passa ao ficarmos mais velhos, trazendo memórias e ensinamentos que permanecem para a vida toda.Retratando de forma tocante com uma linguagem
Extremamente tocante e comovente para o leitor tanto na forma verbal e não verbal. Fazendo refletir sobre questionamentos como:
Imaginar na velhice e convivendo com os percalços que a idade nos traz.
comentários(0)comente



Kaire 06/02/2024

Que história!
É impossível não ficar sentida com um assunto tão importante quanto o alzheimer e não sei se me emocionei mais com o que foi perdido ou com a vontade de viver que permanece. Ainda assim, os personagens são cativantes e a história bem divertida. Recomendo demais.
comentários(0)comente



Mano Beto 26/01/2024

Lágrimas e Rugas.
Não imaginava que eu pudesse me emocionar a ponto de deixar algumas páginas com bolhas por causa das minhas lágrimas com esta HQ. Pegou fundo e ativou alguns medos. Mas o medo é a parada de alguns trechos da vida. Passa, mas as vezes nos encontramos novamente em uma outra parada. Aqui viu meu medo foi de envelhecer como e de alguns personagens. Paco Roca brilhante.
comentários(0)comente



Filipe.Pereira 25/03/2020

Confesso que esperava maior desenvolvimento de personagens. por exemplo, como era a vida deles fora daquela experiência, e depois, como terminaram etc. Poderia ter feito uma obra prima, mas perdeu a oportunidade.
comentários(0)comente



Ricardo.Barroso 02/12/2020

Incrível!
Que HQ incrível!! Rugas de Paco Roca, da editora Devir, mostra com uma sensibilidade absurda (e até humor) uma fase que nunca ninguém quer pensar: a da velhice. O protagonista começa a sentir os efeitos do Alzheimer e precisa "se enturmar" no asilo. Me lembrou de quando visitava asilo no ensino médio, como vivência voluntária para tentar "animar" o ambiente , mas a gente saía se sentindo mais incapaz. Recomendadíssimo!
comentários(0)comente



Henrique 22/08/2023

Lindo e tocante
Rugas consegue tratar de forma leve (na maior parte das vezes) e sincera as fases finais da vida daqueles que vão pouco a pouco nos deixando para a velhice e invalidez. Por vezes engraçado, por vezes triste, uma hq maravilhosa.
comentários(0)comente



André Hausmann 29/03/2021

História singela, emocionante e reflexiva. Aborda um tema difícil de se abordar, mas com uma narrativa leve e rápida, mas não por isso menos impactante.
Nos faz pensar muito acerca da vida. Recomendo sua leitura.
comentários(0)comente



Maria16331 23/04/2023

A efemeridade tragicômica de Rugas
Existe uma contradição muito gostosa em Rugas. Ao mesmo tempo que Paco Roca fez dessa história um vislumbre doce e niilista de como as coisas nessa vida se esvaem rápido como líquido, ele fez desse líquido um ácido corrosivo e nos deu para beber. Mas, ei, que gostinho bom ele tem!
Além disso, apesar dessa questão da efemeridade, você termina a HQ com uma sensação de que as histórias que construímos ao nos relacionar com as pessoas e o mundo, de alguma forma, fazem de nós pessoas eternas, mesmo que uma construção capitalista da sociedade tente as tornar invisíveis quando perdemos "valor de mercado".

Vou listar os pontos que mais me chamaram a atenção:
Existem recursos estilísticos ao longo dos quadrinhos para simbolizar a noção de deslocamento no tempo que as pessoas com mal de Alzheimer podem sofrer, e ao própio processo de esquecimento. Esses recursos são ótimos e bastante criativos.
Em algum momento da HQ, existe na ilustração uma referência (eu acho) excelente ao estilo do artista William Charles Uttermellon, após a demência mexer com a percepção de si mesmo e da realidade.
É extremamente necessário haver uma sensibilidade da parte do escritor com qualquer questão da humanidade, e o autor não deixou de considerar tal coisa. Visitou asilos, se baseou em histórias reais, procurou ajuda de especialistas e considerou o ponto de vista de cuidadores, familiares e pacientes.
Também quero tirar uma partezinha da resenha para admirar a forma como o autor resolveu terminar a narrativa. A vida continua!

Em fim, A história é tocante do início ao seu final. E você demora para superar quando ela acaba, porque no fundo, sabe que você aqueles personagens só existem ali, e que você não vai encontrá-los na sua rua.

Uma declaração final e uma menção honrosa: primeiro, eu amo o Miguel, com todos os defeitos que ele tem. Segundo, as histórias de Modesto e Dolores, e do senhor cujo esposa não mais o reconhece, são umas das mais belas histórias de amor que li em apenas alguns balões de diálogo ou seções de quadros.

Obrigada, Paco Roca!
Maria16331 23/04/2023minha estante
P.S: O nome correto do artista é William Charles Utermohlen




Luis 18/02/2023

Uma reflexão instantânea sobre a vida
Essa história é sobre idosos com demência em um asilo. Forte carga emocional. Ainda estou me recuperando.
comentários(0)comente



Bruno 02/01/2023

Perfeito
Que obra prima da nona arte e que aula de como usar a linguagem dos quadrinhos. Pacco Roca expreme até não ter mais como a narrativa dos quadrinhos pra contar sobre uma doença, o Alzheimer. A história é muito divertida em vários momentos e não é uma história triste apesar da premissa. Uma ótima leitura.
comentários(0)comente



43 encontrados | exibindo 31 a 43
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR