Fred 26/06/2020Ótimo.Esse volume é quase todo focado na execução de Damiens.
Acusado por tentativa de assassinar o rei, Damiens é julgado e recebe uma das penas mais duras da época e raramente aplicada: Execução por desmembramento
Aqui temos uma idéia de como eram os preparativos pra esse tipo de pena, de como e onde cada membro do corpo deveria ser amarrado e puxado.
É engraçado como uma execução desse tipo era visto como um evento "festivo" entre a população. Toda população entusiasmada torcendo pela morte do condenado, mas se a execução não fosse bem aplicada e causasse um sofrimento prolongado em vez da morte instantânea, o público presente, poderia criar uma rebelião contra os executores.
É depois desse caso que Charles Sanson começa a pensar na necessidade de criar algo que evite esse sofrimento. Temos aqui a primeira ideia do que viria ser a guilhotina.
A arte continua excelente, mas a quebra de ritmo que o autor coloca introduzindo cenas do passado ou de acontecimentos futuros no meio da leitura, me deixa confuso as vezes só entendendo o que aquilo quer dizer 2 ou 3 páginas depois.