Gramatura Alta 10/09/2019
http://gramaturaalta.com.br/2019/09/09/renascida/
RENASCIDA é uma história em quadrinhos com roteiro de Mark Millar (1969-), desenhos de Greg Capullo (1962-), arte final de Jonathan Glapion e colorização de FCO Plascencia (1984-), publicada originalmente em seis volumes, entre outubro de 2016 e junho de 2017, produzida pelo estúdio Millarworld e publicada através da Image Comics.
A narrativa tem como protagonista Bonnie Black, uma idosa que vive internada em um hospital, após sofrer um derrame, e cujo marido e os pais tiveram mortes trágicas. Quando Bonnie tem um novo derrame e está às portas da morte, ela se percebe de novo com vinte e cinco anos em um campo de batalha de um mundo fantástico. Lá, ela é recebida pelo seu falecido pai, que lhe explica estar em Adystria, um reino de fantasia habitado por pessoas boas, após suas mortes, e em constante guerra com os invasores das Terras Sombrias, um reino vizinho habitado por pessoas que foram más quando vivas na Terra. Bonnie descobre que quanto mais gentil e generosa foi uma pessoa quando vivia na Terra, mais poderosa ela é ao surgir em sua segunda vida em Adystria, e que a população deste reino a esperava com a expectativa de que ela seria a messias que derrotaria finalmente o rei das Terras Sombrias.
A partir da premissa bastante presente nas narrativas das duas últimas décadas da heroína como salvadora escolhida por uma profecia, Millar desenvolve uma história de aventura na qual a protagonista parte em uma jornada para derrotar o soberano das Terras Sombrias e em busca de seu marido, que fora assassinado doze anos antes, e no processo reencontra várias pessoas que perdeu ao longo de sua longeva vida, adaptadas, cada uma à sua maneira, ao contexto da guerra entre Adystria e as Terras Sombrias. Conforme Bonnie avança em sua empreitada ou é conduzida por eventos que não controla, ela vai reencontrando pessoas que de formas variadas tiveram alguma influência em sua vida ou que foram influenciadas por ela, e as relações que tiveram durante sua primeira passagem na Terra, acabam sendo determinantes em como estes conhecidos tratam Bonnie em Adystria ou nas Terras Sombrias.
Millar brinca ao desconstruir o imaginário da tradição cristã, substituindo a eternidade do paraíso ao lado dos anjos do pós-morte, por um além-vida localizado em uma grande guerra com espadas mágicas, magos, dragões e veículos tecnológicos que disparam rajadas de energia na qual qualquer um pode acabar rapidamente morrendo pela segunda vez. Entretanto, ao mesmo tempo, reforça toda uma perspectiva moral cristã ao conceber um mundo além no qual os indivíduos podem, de maneira fácil e maniqueísta, serem separados entre corretos e corrompidos em uma eterna batalha entre o bem e o mal.
A estrutura narrativa segue o estilo de Millar, sendo uma história de aventura, centrada na ação e que avança em um ritmo rápido. Não há um grande desenvolvimento das características psicológicas dos personagens, mas sim nas relações estabelecidas entre os personagens e seus contextos. O ponto forte na narrativa é em como Millar consegue explorar um efeito emocional no leitor a partir da construção, ruptura e resgate dos vínculos afetivos entre os personagens. Esse é justamente um dos grandes temas da HQ: a perda e o reencontro da esperança. Podemos ver alegorias dessa discussão na idosa Bonnie, presa a uma vida longa e com um final cheio de sofrimento físico causado pela doença, além da dor de ter continuado viva após perder quase todos que amava, acreditando que a morte é o fim de tudo. Ou em Estelle, a melhor amiga de Bonnie que sempre foi uma pessoa otimista e cheia de fé, e um suporte essencial para que a protagonista conseguisse lidar com suas perdas durante a via, mas que perde completamente seu rumo na sua nova vida em Adystria. Ou até mesmo no vilão General Frost, cujos atos de crueldade e sua principal motivação parecem definidos por uma mágoa, por acreditar que não foi amado em sua primeira vida na Terra.
Já os desenhos de Capullo para RENASCIDA, seguem um estilo tradicional às histórias em quadrinhos mainstream estadunidenses a partir dos anos 2000 ao qual tem se filiado na última década, mantendo-se distante do estilo que executava durante os anos 1990. Seus desenhos são estruturados no uso de linhas bem definidas com composições cheias de detalhes e efeitos de textura, valendo-se de poucas sombras em preto e deixando para o trabalho de colorização realizado por Plascencia os efeitos de sombreamento, iluminação e profundidade. Enquanto suas páginas passadas na Terra apresentam imagens que remetem sempre a uma vida cotidiana — mesmo naquelas quadros que evocam um passado saudoso, Bonnie sempre vê neles uma felicidade presente na vida corriqueira e seus pequenos detalhes que muitas vezes não se dá o devido valor ao desfrutá-los —, os quadros representando Adystria e as Terras Sombrias, seguidamente são compostas em uma grande escala, trazendo personagens diminutos em primeiro plano na ação principal da história, mas com paisagens de fundo em um tom de sublime maravilhoso com o intuito de passar a sensação do quão vasto e fantástico é aquele mundo no qual se encontram.
A edição brasileira da Panini compila os seis primeiros números da série original em um único volume em capa dura, com miolo em papel couché e contendo as ilustrações das capas originais e quatro páginas com desenhos de estudos de personagens feitos por Capullo para a produção da história em quadrinhos.
RENASCIDA é uma aventura de ritmo acelerado com muita ação, mas que também trata sobre esperança e sobre o impacto que causamos na vida das pessoas que encontramos ao longo da nossa existência. Apesar de representar a dor da perda daquilo que se ama e do sentido de viver, Millar e Capullo também nos mostram, em um estranho otimismo em meio a batalhas sangrentas em uma guerra que parece não ter fim, que sempre é possível reencontrar sonhos perdidos e até mesmo criar novos objetivos, que trazem novos sentidos para a vida.
site: http://gramaturaalta.com.br/2019/09/09/renascida/