Você Pode Entender a Bíblia!

Você Pode Entender a Bíblia!



Resenhas - Você Pode Entender a Bíblia!


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Dionísio 26/08/2021

li este livro em 2019 e me trouxe muitos ensinamentos e me ajudou a estudar a religião cristã. O modo de pensar era totalmente diferente do meu hoje em dia, mas para quem quer aprender e adquirir informações sobre o cristianismo, recomendo o livro.
Robison 26/08/2021minha estante
Obrigado pela dica...


Dionísio 27/08/2021minha estante
Disponha!!?




Antonio Maluco 27/04/2022

Religião
O livro conta histórias da Bíblia sobre a religião das testemunhas de Jeová e seria interessante todos das outras religiões ler esse livro
comentários(0)comente



Nicole684 14/11/2022

Muito bom, tira todas as suas dúvidas com base na Bíblia msm, sem nenhuma alteração, muito bom mesmo
comentários(0)comente



Benigno_Lê 31/10/2024

Eu estava com esse livro na estante e acabei pegando para ler e fui até o final.

Conheci um pouco mais do conceitos e ideias pregadas pelas testemunhas de Jeová. Eles são cristãos e acreditam que a Bíblia é o único texto sagrado e que deve ser entendida. Não sei se eles acreditam em visões literais ou moderadas dos trechos bíblicos. Entretanto, aparentemente eles acreditam no mito da criação e na existência de Adão e Eva, por exemplo.

O livro começa com seu primeiro axioma para mostrar sua fonte: a Bíblia é de Deus. Esse axioma se baseia em justificativas fraquíssimas. O livro diz que a Bíblia nunca erra, nem em quesitos científicos; acredito não ser necessário comentar o absurdo dessa ideia e o seu perigo. Estes sites compilam listas de contradições bíblicas (em inglês e português, respectivamente): [[Bible Contradictions]]; [[Bíblia do Cético Comentada]].

As testemunhas de Jeová não acreditam na existência de uma trindade una como os católicos. Eles acreditam que Jeová criou primeiramente Jesus, seu filho, e depois as demais coisas. Além disso, são iconoclastas, isto é, condenam a adoração de imagens (além de negarem que Jesus morreu em uma cruz, mas sim numa estaca); não celebram datas comemorativas de origem pagã, como o natal e o aniversário; acreditam que o sangue é sagrado e não pode ser consumido, logo transfusões de sangue não são aceitas. Ainda: acreditam que Jeová permite a influência de Satanás no mundo como forma de provar que seu governo não é bom (o que permite o sofrimento humano como consequência), que os homens, por conta própria, não são capazes de gerir o planeta (uma visão fatalista que eu acho especialmente triste). Portanto, eles não podem se envolver com as coisas do mundo, não podem se envolver com a política e acreditam que esta não tem a capacidade de resolver os problemas das pessoas, apenas Jeová. Ademais, por conta disso, o mundo é dominado pelo inimigo, portanto as pessoas podem tentar te influenciar para que você não vá pelo caminho de Jeová, de modo que você deveria se afastar delas e se juntar com a sua comunidade de testemunhas de Jeová. Esse tipo de ideia de culto é muito perigosa, pois fecha uma pessoa num ciclo social onde todos concordam com vários preceitos e descartam qualquer crítica como se fosse tentação.

A religião prega que as pessoas deixam de existir quando morrem, isto é, não possuem uma alma que vai para outro lugar ainda viva; após a morte as pessoas nada mais fazem. Portanto tentativas de conversar com os mortos (ou até mesmo adoração aos mortos, que eu julgo incluir algumas homenagens aos mortos e similares) são vistas como incorretas, e dessa forma está se contatando com demônios (anjos que concordaram com o diabo na sua luta contra deus). Ainda sobre demônios, as testemunhas de Jeová acreditam que existam coisas ligadas àqueles que devem ser destruídas, que são aquelas relacionadas ao ocultismo (astrologia, adivinhação, contato com os mortos e similares). Aparentemente eles acreditam que forças sobrenaturais de origem maligna podem ser acessadas através com o contato com demônios.

O nome da divindade é de muita importância para essa religião. Que é muitas vezes transliterado do hebraico como YHWH (lê-se Yahweh, que se tornou Jeová).

As testemunhas de Jeová acreditam na profecia de que o ano de 1914 foi muito importante. Através de algumas contas (na minha visão fracamente embasadas) eles obtiveram que em outubro de 1914 Jesus se tornou rei do céu e expulsou os demônios que lá estavam, de modo que eles vieram na Terra e começaram a espalhar maldade, pois sabia que seus dias estavam contados, pois logo chegaria o Armagedom (aposto que eles diriam que foi o Diabo que começou a primeira guerra mundial se esta não tivesse começado mais cedo nesse mesmo ano). A religião prega que alguns acontecimentos do livro do Apocalipse já ocorreram.

Válido destacar que depois do Armagedom, todos os mortos voltarão à vida, mas os maus que não irão conseguir mudar serão destruídos.

Boa parte da argumentação das testemunhas de Jeová se baseia na piora constante do mundo (pelo menos a partir do momento que Satanás foi lançado à Terra), que é muito bem refutada no livro de Steven Pinker: [[O novo iluminismo]].

Esse livro me mostrou alguns dos defeitos da religião para qual ele serve como propaganda. Vários comuns à várias outras, como a perspectiva axiomática de que a sua visão de mundo é a única correta, pois se baseia no deus único que é a pura verdade e benevolência. Mas me mostrou outros problemas específicos: a ideia fatalista de que não podemos melhorar o mundo por nós mesmos e as suas propriedades características de culto, mais especificamente, o incentivo para o afastamento do indivíduo dos seus costumes anteriores, amigos e familiares que deles discordam, e o enclausuramento desse indivíduo numa bolha ideológica problemática.
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4