Sociolinguística - Uma introdução crítica leva a sério a afirmação de que a linguística só pode ser definida como o estudo da comunidade social em seu aspecto linguístico e ocupa-se de trazer um pouco de ordem à profusão de abordagens que caracteriza o campo.
A publicação de uma primeira obra de introdução crítica à sociolinguística no Brasil vem preencher uma lacuna inexplicada. Essa edição vem se somar à intensa atividade de pesquisa sociolinguística no Brasil, que vem se desenvolvendo há pelo menos três décadas.
Louis-Jean Calvet não se restringe à teorização e às atividades acadêmicas. Ele assume uma militância política contra as atitudes discriminatórias que se servem da língua como instrumento de dominação e de exclusão social. Com visão crítica e engajada, Calvet não se limita a expor os conceitos básicos que sustentam as teorias sociolinguísticas. Ele mostra de que modo os mecanismos ideológicos atuam nessas teorias, inclusive sob a forma de "preconceitos positivos".
Por apresentar os princípios básicos da teoria sociolinguística, esse livro contribuirá para a formação do enorme contingente de leitores composto pelos estudantes de graduação em Letras.