O capítulo 1 trata da introdução da tecnologia da informação, proporcionando um breve histórico, evolução, conceitos e tendências da TI aplicadas às organizações, abordando a evolução histórica da computação, bem como as cinco gerações dos computadores e finaliza dissertando uma breve introdução à microinformática.
O capítulo 2 apresenta as áreas de conhecimento da tecnologia da informação, aplicando a gestão do conhecimento na TI, analisando as tecnologias utilizadas como suporte à gestão do conhecimento, descrevendo os tipos de sistemas de informação que interagem com tais tecnologias nas organizações.
O capítulo 3 trata dos sistemas integrados de gestão (SIG) aplicados nos sistemas organizacionais, servindo como ferramenta de auxílio para os gestores no que diz respeito à tomada de decisão, sendo utilizado dentro da implantação do planejamento de recursos empresariais (ERP).
O capítulo 4 discorre da aplicação da tecnologia da informação em processos organizacionais, ressaltando sua importância e contribuição no desenvolvimento da empresa e seus benefícios, bem como a apresentação da gestão desses processos correlacionada à integração tecnológica, visão comportamental organizacional e demais recursos empresariais envolvidos no processo.
O capítulo 5 apresenta dois estudos de caso, o primeiro aborda o sistema de gestão integrado (SGI), realizado em uma indústria de produção de papel imprensa, aplicando a implantação do sistema em seu processo produtivo. Já o segundo, aborda a tecnologia da informação como ferramenta de gestão em uma empresa
varejista no setor de autopeças, analisando os aspectos relevantes do uso de TI como ferramenta de gestão e as vantagens significantes para a organização.
Informática e Tecnologia