Há três anos, o publicitário Ricardo Freire, vive para as viagens: tem um blog (Viaje na Viagem), uma coluna quinzenal na revista Época (responde a dúvidas de leitores), um programa na TV Cultura e outro na rádio Paradiso FM (RJ). E para continuar no tema, acaba de lançar o livro 100 dicas para viajar melhor – idéias para antes, durante e depois de sua viagem, da Editora Globo.
Como expert que é, Ricardo procura abrir os olhos do leitor para roubadas. Dicas importantíssimas, como qual moeda levar – euro ou dólar? – e tipo de mala, também estão no livro. São 100 dúvidas comuns dos viajantes, divididas em catorze capítulos, entre eles, viagens econômicas, com crianças, GLS, luxo e lua-de-mel.
Didático, mas longe de ser convencional, o novo guia tem linguagem bem-humorada. Como a que Ricardo utiliza para descrever a sua infinita falta de afeto por city tours – “Acho que os chamados pontos turísticos devem ser usados apenas como indicação de percurso. A viagem de verdade acontece no caminho entre o monumento A e o museu B”. Ou a sua paixão por pequenas viagens “bate-e-volta” – “Dão pouco trabalho e o máximo de prazer. Sem carregar bagagem nem precisar se instalar em um hotel, você chega e já sai passeando. Mas veja bem: o bate-e-volta ideal é para lugares a uma hora e meia, no máximo duas horas de distância, de onde você está hospedado”.