No dia 30 de julho de 1971, trinta e oito prisioneiras políticas escaparam de uma penitenciária em Montevidéu como parte de uma ação conhecida internamente como Operação Estrela. Quase todas eram militantes tupamaras com menos de vinte e cinco anos de idade. E cada uma delas ajudou a criar, com essa fuga, um marco internacional que acabaria caindo em um injusto esquecimento.
Após extensa pesquisa e várias entrevistas com muitas de suas protagonistas – entre elas Lucía Topolansky, companheira de Pepe Mujica – Josefina Licitra consegue reconstruir os detalhes de um evento prisional e político que possui todos os elementos para se transformar, antes de mais nada, em um extraordinário relato policial.
Josefina Licitra é uma das mais brilhantes escritoras da América Latina. Ela domina a crônica com maestria. Sua fama é respaldada pelos prêmios que recebeu, pelos alunos que instruiu e, acima de tudo, pelos leitores que cativou. Em 38 estrelas, não apenas investigou com notável destreza uma história cinematográfica, mas também escreveu, talvez, seu texto mais poderoso, com a elegância e a sensibilidade de sempre.
Literatura Estrangeira / Não-ficção