"A primeira novela do escritor argentino Ernesto Mallo é, em diversos aspectos, uma pura investigação policial, e seu protagonista, o comissário Lascano, um solitário chandleresco que se torna completo pelo necessário passado trágico. Convocado à cena de um duplo homicídio, ele chega ao local e encontra três cadáveres. Dois são, claramente, o fruto do trabalho dos esquadrões da morte da ditadura, mas sua investigação sobre o terceiro corpo leva a uma zona perigosa. Mallo pinta um vívido e atraente retrato de uma sociedade marcada pela corrupção, pela decadência e pela brutalidade aleatória. A agulha no palheiro é leitura de ritmo acelerado, intensa e instigante."
Laura Wilson, The Guardian
"Passada em Buenos Aires durante a ditadura do general Videla (entre 1976 e 1981), a trama narra as tribulações do comissário Lascano, um dos raros policiais íntegros da cidade, preso entre a lembrança de sua esposa morta e uma investigação sobre três assassinatos cujas motivações estão ligadas tanto à corrupção quanto à política. Um noir como deve ser."
Le Monde
Aventura / Comunicação / Crime / Drama / Ficção / História / Política / Romance / Romance policial / Suspense e Mistério