A Alma do Homem sob o Socialismo

A Alma do Homem sob o Socialismo Oscar Wilde


Compartilhe


A Alma do Homem sob o Socialismo





(...) não há necessidade alguma de separar o monar- ca da plebe: toda autoridade é igualmente má. Há três espécies de déspota. Há o que tiraniza o cor- po. Há o que tiraniza a alma. Há o que tiraniza o corpo e a alma. O primeiro chama-se Príncipe. O se- gundo chama-se Papa. O terceiro chama-se Povo.

Oscar Wilde, o grande romancista e dramatur- go inglês, marcou a cultura ocidental do final do século XIX, não apenas por sua obra elegante, vanguardista e original. Marcou sobretudo por suas idéias libertárias e sua postura social desprendida e muitas vezes escandalosa.

Neste ensaio, o articulista preciso analisa, à luz da realidade do século XIX-mas nem por isso me- nos atual-, o socialismo como grande opção para o humanismo, desde que mantida antes de tudo a Indi- vidualidade. Wilde, neste primoroso estudo, demons- tra que a autoridade, seja ela qual for, e a proprieda- de estão na origem de todas as deformações sociais.

Edições (3)

ver mais
A Alma do Homem sob o Socialismo
A Alma do Homem Sob o Socialismo
A Alma do Homem sob o Socialismo

Similares

(7) ver mais
Why Nazism Was Socialism and Why Socialism Is Totalitarian
Capital Ou Estado?
De Profundis
Salomé

Resenhas para A Alma do Homem sob o Socialismo (72)

ver mais
Resignificando umas coisas
on 14/3/21


O primeiro estranhamento está inserido no nome que acompanha o ensaio - afinal de contas, em todas as instâncias eu vejo o Socialismo como um cadáver embalsamado de discursos do que se queria que ele fosse, não do que ele é. Mas o interessante é saltar essa aresta.. Característicamente, um ensaio é essa exposição de impressões, ideias e truísmos originais. No caso de Wilde, mais ainda, eu vejo o espírito de seu tempo capturado em colocações que me fizeram ver a individualidade como ... leia mais

Estatísticas

Desejam73
Trocam6
Avaliações 4.0 / 708
5
ranking 39
39%
4
ranking 37
37%
3
ranking 19
19%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

47%

53%

Alexia
cadastrou em:
21/03/2023 15:31:00
Alexia
editou em:
21/03/2023 15:31:35

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR