Combinando experiência e reflexão crítica, estudo e prática, A arte da biografia recupera a história do gênero e ensinamentos sobre seu processo de escrita pela arguta prosa de Lira Neto.
A origem do gênero biográfico data da Antiguidade, nos discursos que ressaltavam as virtudes de reis e príncipes. Na passagem para a Idade Média, as narrativas que idealizavam a vida de santos ganharam espaço até que mudanças de pensamento ocorridas no Renascimento favorecessem a proliferação de relatos que emulassem a trajetória do herói.
Traçando o passado da biografia, este livro é um estudo sobre essa prática milenar e uma coleção de lições valiosas sobre o processo de escrita. Contando curiosidades sobre a criação de Padre Cícero, Castello, Maysa, Uma história do samba e Arrancados da terra, Lira Neto oferece conselhos sobre metodologia de pesquisa, reúne farta seleção de exemplos a partir de sua própria produção e de reflexões sobre a prosa de não ficção de renomadas referências, como Umberto Eco, Virginia Woolf e Italo Calvino. A escolha do biografado, os tipos de fontes que embasarão o projeto, a definição da forma e estilo, tudo é matéria para o trabalho do aspirante, ou já experiente, biógrafo.
Analisando as fronteiras entre ficção e biografia, as lacunas do relato memorialista e o horizonte ético de cada obra, Lira Neto prescruta os contornos do fazer biográfico e suas possibilidades narrativas, aliando teoria e prática num saboroso volume.
Biografia, Autobiografia, Memórias / Não-ficção