Virtude, autodisciplina, resiliência e sabedoria segundo o Estoicismo são os meios para alcançar a paz interior e a felicidade.
Essa felicidade é alcançada quando aceitamos o que não podemos controlar e nos concentramos em desenvolver virtudes morais, como coragem, temperança e sabedoria.
Neste grande guia para a vida, Epicteto — um dos grandes filósofos da história, que nasceu escravo e se tornou referência para grandes nomes, como Marco Aurélio, imperador Romano e autor de Meditações —, traz ensinamentos profundos sobre como viver com paz interior e encontrar a felicidade real em um mundo que nos desafia a cada segundo.
SOBRE O AUTOR
Epicteto foi um filósofo estoico de renome na Grécia Antiga, que viveu entre aproximadamente 50 d.C. e 135 d.C. Sua vida foi marcada por desafios e adversidades, pois ele nasceu como escravo em Hierápolis, na Frígia (atual Turquia), e só mais tarde conquistou sua liberdade. Ele é conhecido por suas contribuições à filosofia estoica, uma escola de pensamento que enfatiza a virtude, a autodisciplina e a sabedoria como meios para alcançar a paz interior e a felicidade. A filosofia de Epicteto é amplamente registrada em um conjunto de ensinamentos compilados por seu aluno Arriano, conhecido como “As Dissertações de Epicteto”. A ênfase de Epicteto na autodisciplina e na busca da excelência moral influenciou gerações de pensadores posteriores, e sua filosofia continua a ser estudada e apreciada até os dias de hoje. Seus ensinamentos sobre como viver uma vida virtuosa e resiliente têm relevância duradoura e oferecem orientação sobre como enfrentar desafios e adversidades com serenidade e dignidade.
LEIA TAMBÉM
O fantástico mundo da Filosofia, Michael F. Patton e Kevin Cannon
A sabedoria de Sêneca, Lúcio Aneu Sêneca
Meditações, de Marco Aurélio
Filosofia / Literatura Estrangeira / Não-ficção