Os ensaios reunidos nesse livro, traduzidos e publicados pela primeira vez no Brasil, atestam a presença de grande precisão conceitual e da mais viva imaginação poética na obra do escritor mexicano Octavio Paz (1914-1998). São eles: Poesia de solidão e poesia de comunhão (1943), sobre os poetas São João da Cruz e Quevedo; Estrela de três pontas: o Surrealismo (1954), com uma visão particular sobre o legado desse movimento artístico; e A busca do presente (1990), lido como discurso de agradecimento ao Prêmio Nobel. Em todos, Paz evidencia uma obstinada tentativa de resgatar momentos cruciais da história cultural, tendo sempre em vista o esclarecimento do presente. Um dos mais originais intelectuais do século XX, Octavio Paz atesta com essa edição porque é considerado um mestre na arte do ensaio.
O livro é o primeiro título da Coleção Ensaios Contemporâneos, que apresenta textos de importantes pensadores sobre diferentes aspectos da atualidade, traduzidos pela primeira vez para o português, e sempre comentados por estudiosos de cada autor e assunto. A organização é de Eduardo Jardim, também responsável pela tradução do volume dedicado a Octavio Paz.
A reflexão sobre o agora não implica renúncia ao futuro nem esquecimento do passado: o presente é o lugar de encontro dos três tempos. – Octavio Paz
Ensaios