Em A COMPANHIA John Mickletwaith e Adrian Wooldridge, editores da revista lhe Economist, trazem a história nunca antes contada de como as companhias se tornaram as instituições mais poderosas do mundo. Dos arranjos informais da antiga Assíria até as modernas operações de aquisição e fusão no século XXI, os autores narram o fascinante processo de gênese e maturação das sociedades anônimas de responsabilidade limitada. Tendo em vista o extraordinário impacto que tiveram e continuam tendo sobre as civilizações, é impressionante que surgimento e o desenvolvimento dessas instituições sejam tão pouco examinados.
A Companhia vem preencher esta lacuna. Como afirma o jornal lhe Washington Post "ao mesmo tempo sucinto e magistral, (os autores) argumentam de forma convincente que a empresa moderna foi uma das principais inovações que impulsionaram a Revolução Industrial". Apesar de gerar controvérsias, conflitos e dos recentes escândalos financeiros envolvendo os gigantescos impérios do mundo americano dos negócios -analisados em profundidade pelos autores -, a grande tese deste livro é que as empresas são à base da prosperidade e do desenvolvimento econômico do Ocidente. Uma organização que tem sido eficiente, de forma inigualável, para tornar produtivo o esforço humano.
As companhias produziram tanto a Bolsa de Valores quanto o próprio Império Britânico. Criaram conceitos como o "homem da empresa", "a cidade da empresa", "a era da empresa". Possibilitaram êxitos empresariais como o McDonald´s, a Coca-Cola e a Disney. Aceleraram a primeira grande era de globalização atraindo milhões de indivíduos e modificando a maneira pela qual comiam, trabalhavam e se divertiam.
Uma obra indispensável para quem deseja compreender a natureza e origem das grandes empresas e os desafios que essas poderosas instituições enfrentarão no século XXI.
Economia, Finanças / História / Sociologia