A Conferência dos pássaros

A Conferência dos pássaros Farid ud-Din Attar


Compartilhe


A Conferência dos pássaros





Poema místico-filosófico do poeta persa Farid ud-Din Attar, composto provavelmente na segunda metade do século XII, A conferência dos pássaros - cujo título original Mantiq ut-tair é traduzido indiferentemente por "linguagem", "conferência", "fala", "discurso" ou "parlamento" dos pássaros - tem como tema uma assembléia de pássaros que decidem partir à procura de um rei ideal, Simurgh, o Grande Pássaro.

Nessa alegoria está simbolizada a busca da divindade empreendida pela alma humana. Para guiá-los nessa peregrinação, os pássaros elegem como líder a poupa, que os incentiva a iniciar a longa e difícil viagem, da qual alguns pássaros logo se esquivam, alegando vários pretextos. Depois da desistência dos fracos, os restantes iniciam a jornada e, através de sete vales - os vales da busca, do amor, da compreensão, da independência, da unidade, da perplexidade e do aniquilamento -, conseguem encontrar Simurgh, no qual reconhecem a mais profunda essência de si mesmos.

Sob essa roupagem exótica, sempre brilhante e profusamente sugestiva, Farid ud-Din Attar escreveu um dos textos poéticos fundamentais do sufismo persa. O Caminho sufi é mostrado aqui em histórias cheias de incidentes, entrelaçadas com rápidas considerações acerca do caráter das pessoas e com interessantes vinhetas que ilustram a vida na Pérsia do século XII.

Fábula / Religião e Espiritualidade

Edições (2)

ver mais
A Conferência dos pássaros
A Conferência dos pássaros

Similares

(3) ver mais
A linguagem dos pássaros
A Linguagem dos Pássaros
O Jardim das Rosas

Resenhas para A Conferência dos pássaros (4)

ver mais
on 29/4/21


Poemas? Não falta a métrica? Reconheço que aprende-se aqui, os sufis fazem coisas lindas! No entanto... sistema rígido em excesso quando é pra renunciar a tantas coisas nos leva a desconfiar de sua eficiência! Cui bono? O Tony Iommi demonstrou no Black Sabbath ao longo de décadas mais brilhantismo sob dificuldades -- acidente em conta -- que a maioria das personagens em Mantiq ut-Tair! Por fim, não tem a Poupa um ar de mandona ou pedante demais?... leia mais

Estatísticas

Desejam14
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.1 / 40
5
ranking 40
40%
4
ranking 35
35%
3
ranking 23
23%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

32%

68%

Neto
cadastrou em:
22/06/2009 17:48:23
Carolina
editou em:
03/09/2020 12:56:59

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR