Romance vencedor dos prêmios Guimarães Rosa e Lei Sarney. Além de ser um belo romance, "A Dança dos Cabelos" também pode ser considerado um delicado bordado, uma renda fina de palavras tecidas pelas lembranças de três Isauras: avó, mãe e filha. São as vidas destas mulheres que, cosidas num mesmo tecido, compõem o jogo de armar de uma história que seduz e captura o leitor desde o início.
Isaura teve e criou quatorze filhos do homem que matou toda a sua família, e um dia, cumprindo seu destino, jogou-se nas águas do Suaçuí. Isaura esperou por mais de vinte anos seu homem voltar ao mundo. Isaura nos fala de um trem em países distantes, rumo às terras frias. Cada uma dessas Isauras tem sua própria história , ou melhor, suas inúmeras histórias. Mas, ao viajar pelo tempo junto com o texto, descobrimos que são também uma única mulher.
Uma santíssima trindade formada pela herança violenta, marca na testa, que cada mulher traz de sua mãe. Herança de sangue, de susto, de sexo. O texto ― como a história ― é ele próprio um quebra-cabeça, desses que, bem montados pelo leitor, resultam em paisagens inéditas para nossos olhos cansados do lugar-comum. Um texto cheio de poesia e cheio de um ritmo forte. De um quase fantástico que escorrega pelo real e com ele se mistura.
Ficção