A decisão de que o mundo precisa traz uma visão sobre os problemas socioambientais que afligem nossa sociedade apontando, no desenvolvimento de um sentimento de coletividade e cidadania, caminhos para que as coisas não fiquem piores.
Celso Grecco recorre às leis da Biologia para explicar que nossa sociedade também é um organismo vivo. Ao abordar temas como a Epidemia da Solidão, fenômeno que tem sido observado por diversas instituições mundialmente e o relatório do World Economic Forum divulgado em 2019, ele aponta o quanto estamos falhando nas respostas coletivas para os problemas mundiais.
Argumenta também que não é preciso ser super-herói ou milionário para se engajar em uma ONG ou patrocinar uma causa, além de falar sobre a Inteligência Espiritual, que não se trata de religião, mas que considera mais necessária do que a Inteligência Emocional para estes tempos.
Por meio de exemplos e casos concretos, o autor nos apresenta 7 maneiras de engajamento possíveis a qualquer um, independentemente de condição social ou financeira. Explica também o conceito de lucro social, para encorajar um investimento diferente, cujo retorno será a construção do futuro com o qual sonhamos.
Negócios e Empreendedorismo