A DIVINA COMÉDIA foi iniciada em 1308, mas só concluída ao final da vida de Dante Alighieri. Trata-se de um poema em três partes, Inferno, Purgatório e Paraíso, que descreve a jornada de Dante para encontrar Deus, acompanhado de Virgílio (simbolizando a razão humana), até o ponto em que Beatriz (a graça divina) deve guiá-lo. Na sua viagem ele para para conversar com todos os tipos de pessoas, tanto contemporâneas quanto figuras da Antiguidade e da mitologia. Conforme desce através dos nove círculos do Inferno até Satã, é apanhado em armadilha de gelo no centro da terra e sobe a montanha de sete andares até o Purgatório; vai sendo gradualmente purificado de seus pecados, ficando pronto para ser conduzido pela série de esferas celestiais ao Império de Deus. A DIVINA COMÉDIA é uma cosmografia completa do conhecimento medieval e uma profunda recapitulação da doutrina cristã da queda e da redenção, colocada em versos de sublime e majestosa beleza, especialmente na criação de imagens. Representa o pináculo da poesia italiana.
Era 13 de setembro de 1321 quando a cidade de Ravenna, na Itália, testemunhou a morte do poeta Dante Alighieri, considerado um dos pais da poesia e da língua italiana. Dante, um dos maiores ícones culturais do Ocidente, morreu há exatos 700 anos e, para rememorar a data e reiterar a importância do artista, muitas iniciativas estão acontecendo neste ano de 2021. Não é para menos. Considerado genial por escritores e historiadores em todo mundo, o poeta florentino escreveu a DIVINA COMÉDIA, uma obra-prima da literatura italiana e universal, que serviu como base para a língua italiana moderna e consolidou o modo medieval de interpretar o mundo.
Ao redor de todo o mundo, os 700 anos da morte de Dante movimentou o cenário cultural. Por exemplo, desde 14 de setembro de 2020, acontece diariamente, em frente ao túmulo do poeta em Ravenna, na Itália, a leitura de um canto da Divina Comédia, seu mais importante livro. São mais de 200 dias de leituras feitas por voluntários que se inscreveram para celebrar a obra do poeta italiano. Outra iniciativa que mostra a relevância de Dante e da sua obra é a criação de uma cópia da DIVINA COMÉDIA em ouro e titânio para ser lançada ao espaço – esses são os únicos materiais capazes de resistir ao espaço aberto. Essa versão permanecerá em órbita como uma verdadeira testemunha da vida e da cultura humanas. Além disso, os astronautas da Estação Espacial Internacional deverão assinar uma edição da DIVINA COMÉDIA que, ao voltar à Terra, será transformada em 700 exemplares numerados e certificados, só para colecionadores interessados em literatura e ciência. Em 25 de março de 2021, o Papa Francisco na Carta apostólica “Candor lucis aeternae – Esplendor da vida eterna” exaltou a importância de Dante ao afirmar que “Dante ainda nos fala. Fala a nós, homens e mulheres de hoje, e nos pede para não somente ser lido e estudado, mas também, e sobretudo, ouvido e imitado no seu caminho rumo à felicidade, isto é, ao Amor infinito e eterno de Deus”.
A EDITORA LANDMARK também apresenta a nossa maneira de celebrar, com a nossa exclusiva edição bilíngue português-italiano em versos e com texto integral para a A DIVINA COMÉDIA, traduzida pelo poeta e escritor português Vasco Graça Moura, considerada a mais perfeita e fiel tradução da obra para a língua portuguesa e que resgatou todas as minúcias do texto original em volume único e que respeita a construção poética da obra original do poeta italiano, além de apresentar as necessárias notas explicativas para diversas passagens da obra.
Poemas, poesias / Aventura / Ficção / Literatura Estrangeira / Drama / História