A Guerra Guaranítica

A Guerra Guaranítica Tau Golin


Compartilhe


A Guerra Guaranítica (Brasil Rebelde)


O levante indígena que desafiou Portugal e Espanha




Dos povos que formaram a moderna sociedade brasileira, talvez nenhum tenha sido tão ignorado pela história oficial quanto as populações indígenas, por muito retratadas como grupos que aceitaram passivamente a dominação europeia. As mais recentes pesquisas históricas, no entanto, vêm desmontando essa narrativa.

A Guerra Guaranítica talvez seja o exemplo máximo disso. Apoiados por padres jesuítas, tropas indígenas da região dos Sete Povos das Missões, no atual estado do Rio Grande do Sul, barraram o avanço dos oficiais portugueses e espanhóis responsáveis por redesenhar as fronteiras entre os domínios de seus respectivos países na América do Sul após a assinatura do Tratado de Madri, em 1750. Os rebeldes resistiram de 1754 e 1756, até serem finalmente derrotados por um imenso exército coligado das duas nações europeias, mas o líder guarani Sepé Tiaraju se tornaria um ícone do movimento indígena nacional, lembrado até hoje como um dos maiores símbolos da resistência dos povos nativos do Brasil.

História do Brasil

Edições (1)

ver mais
A Guerra Guaranítica

Similares

(40) ver mais
História do Rio Grande do Sul para jovens
ÉRICO VERÍSSIMO: O ROMANCE DA HISTÓRIA
Meu Querido Canibal
O Continente

Estatísticas

Desejam5
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.9 / 5
5
ranking 40
40%
4
ranking 40
40%
3
ranking 0
0%
2
ranking 20
20%
1
ranking 0
0%

67%

33%

Rafael
cadastrou em:
16/01/2015 17:59:13

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR