Entre os produtos do engenho humano, o vinho ocupa um lugar especial. Sua história confunde-se com a da própria civilização: ao longo dos séculos, o vinho tornou-se cada vez mais importante, colocando as pessoas em contato com o sagrado, curando suas moléstias, aliviando suas angústias e preocupações cotidianas, facilitando o congraçamento social. E também dando origem a negócios que alteraram a feição de regiões inteiras.
A trajetória tumultuada dessa bebida sutil e infinitamente variada é o tema de "A História do Vinho", do escritor e jornalista inglês Hugh Johnson. Três décadas de apaixonado interesse pelo vinho, que o transformaram numa das maiores autoridades mundiais, permitiram ao autor apresentar um completo panorama dos inúmeros aspectos da produção, comercialização e consumo de vinho.
E isto de maneira sintética e bem-humorada, abrangendo desde as crenças e os mitos associados à bebida na Antiguidade, e o aperfeiçoamento das técnicas vinícolas pelos monges medievais, até o surgimento dos grandes vinhos no século XIX e os atuais avanços tecnológicos e a proliferação de novas regiões produtoras.
A História do Vinho não é, porém, apenas a história de uma bebida que tanto fascínio exerceu e exerce sobre os homens, mas sobretudo uma esplêndida história do prazer e da arte de viver, sem os quais nenhuma civilização merece tal nome.
História / História Geral