A Liberdade do Corpo

A Liberdade do Corpo João da Mata


Compartilhe


A Liberdade do Corpo


Soma, capoeira angola e anarquismo




Neste mais de dez anos rodando o mundo da capoeiragem, os somaterapeutas do Coletivo Anarquista Brancaleone conheceram, treinaram, aprenderam e pesquisaram os fundamentos da Capoeira Angola e sua aplicação enquanto instrumento terapêutico. Este livro é o relato desta fascinante descoberta de uma arte popular com sentido libertário de rara originalidade.

Muito antes das academias e dos grupos como conhecemos hoje, houve um "iê" cantado nas senzalas, onde na mais absurda opressão nasceu um ritual de dança, jogo e luta que foi fermento de liberdade. Ali, escondidos nas capoeiras, os escravos se preparavam para enfrentar o senhor, o patrão e a lei: a "normalidade" instituída arbitrariamente.

Esta volta ao mundo, o resgate cultural e histórico da capoeira enquanto resistência libertária, é uma aposta no futuro. Nos últimos dez anos, a Soma buscou uma autonomia maior na utilização da Capoeira Angola dentro dos grupos de terapia, com exercícios específicos para as sessões. Também nos coletivos de Capoeira Angola onde treinamos buscamos pesquisar a relação de aprendizado a partir da Pedagogia Libertária.

O angoleira na Soma joga e brinca na capoeira como na vida: procurando sempre um jeito manhoso de enfrentar os mandos e desmandos, explícitos ou sutis. Tudo isso se passa simbolizado no ritual da roda de capoeira, no conflito autoritário X submisso, onde a mandinga e a malandragem do mais fraco vai ser sempre cantada, como nas histórias dos escravos e das ladeiras e largos por onde passearam o imaginário das rodas de rua.

Esta sabedoria popular libertária e sua utilização científica, o leitor vai poder conhecer nesta nossa volta ao mundo, camará...
(Jorge Goia, somaterapeuta)

--

Quando comecei a pesquisar a Capoeira Angola como instrumento terapêutico, tinha o propósito de vê-la incorporada de tal maneira que todo o seu potencial libertador fosse utilizado nos grupos da Soma. Para isto, era necessário que os somaterapeutas se desenvolvessem como capoeiristas, pois só assim a Soma faria a relações política entre os ensinamentos dos velhos mestres angoleiros com os princípios libertários do anarquismo. Este livro confirma a realização deste objetivo.

Leve, simples e apaixonado, deve despertar o leitor para a busca de seus próprios caminhos libertadores e estimulá-lo a uma vida social solidária, combatendo o autoritarismo e o hierarquismo.
(Roberto Freire)

Edições (1)

ver mais
A Liberdade do Corpo

Similares

(1) ver mais
Capoeira Angola, Histórias e Recordações da vivência de Mestre Curió

Estatísticas

Desejam2
Trocam1
Avaliações 3.7 / 7
5
ranking 14
14%
4
ranking 43
43%
3
ranking 43
43%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

48%

52%

Duda de Lemos
cadastrou em:
22/09/2012 22:51:28

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR