A Lingüística que nos Faz Falhar

A Lingüística que nos Faz Falhar Fábio Lopes da Silva/ Kanavillil Rajagopalan [orgs.]


Compartilhe


A Lingüística que nos Faz Falhar


Investigação Crítica




A lingüística se ergueu sobre a premissa de que a opinião laica não tem valor científico. Os lingüistas, no mundo inteiro, foram treinados para acreditar que só se pode pensar a linguagem cientificamente se esvaziarmos as nossas mentes de todas as ideias herdadas da tradução e do senso comum.
Por outro lado, política e planejamento lingüísticos são áreas em que os envolvidos dificilmente podem ignorar o que as pessoas sentem e pensam "nas ruas", e o único modo pelo qual os lingüistas podem contribuir para os temas práticos que envolvam a linguagem é adotar um olhar crítico diante de sua própria prática. Nunca é tarde demais para começar a fazer um exame de consciência e perguntar se, por atos ou omissão, os lingüistas não se desviaram da responsabilidade de ver a linguagem como um fenômeno social, com todas as implicações políticas e ideológicas que daí decorrem.
Claro, há quem não abra mão da ideia de que os lingüistas fariam melhor se seguissem os velhos caminhos, o que significa manter uma distância segura de todos os temas políticos e questões éticas que emergem de seu próprio trabalho. Esperamos que a passagem do tempo e a percepção de nossa limitada relevância ajudem-nos a enxergar para além do véu da ilusão.

Edições (1)

ver mais
A Lingüística que nos Faz Falhar

Similares


Estatísticas

Desejam3
Trocam1
Avaliações 4.5 / 2
5
ranking 50
50%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

23%

77%

Marcell Solano
cadastrou em:
26/12/2011 17:21:55

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR