Leonardo da Vinci foi um dos verdadeiros gênios da história, igualmente brilhante como artista, cientista, matemático e engenheiro.
Bulent Atalay examina toda a ciência e a matemática que embasam a obra de Leonardo, atentando especialmente às proporções, padrões, configurações e simetrias que os cientistas e matemáticos também identificam na natureza. O autor analisa com minúcia a famosa seqüência de Fibonacci, série de números cujas relações expressam o que os artistas denominam razão áurea, ou divina proporção, algo que está presente nas pinturas de Leonardo, aí incluídas a Mona Lisa e a Última Ceia.
Perscrutando o incomparável e fecundo exemplo de Leonardo, Atalay busca a dinâmica interna da arte e da ciência, desvelando a profunda unidade, os métodos, osprocedimentos analíticos e as formas expressivas daquelas duas culturas. Ele oferece um panorama do desenvolvimento da ciência desde a aurora da civilização e a invenção dos números até a moderna mecânica quântica.
A Matemática e a Mona Lisa celebra a ciência da arte e a arte da ciência, o caráter atemporal e universal da obra de Leonardo e as maravilhas da natureza que se revelam pela ciência e pela matemática.