O passado está prestes a voltar para acertar as contas.
David Moerk está ouvindo um concerto para violino pelo rádio quando uma tosse vinda da plateia o deixa atônito. Ele não hesita — foi sua mulher, Ewa, quem tossiu. A mulher que ele achava que estava morta havia três anos. Que se apaixonou pelo terapeuta e pretendia abandonar David, o que o levou a planejar o assassinato como vingança. E ele achou que tinha conseguido — até ouvir aquela tossida. Agora ele precisa encontrá-la e descobrir o que realmente aconteceu três anos atrás.
Enquanto isso, David recebe de seu editor a incumbência de traduzir um manuscrito inédito do renomado escritor Germund Rein. O manuscrito chegou à editora envolto em circunstâncias estranhas, acompanhado por uma carta que afirma que em hipótese alguma o livro deve ser impresso no idioma original. David também descobre que Rein tirou a própria vida, desaparecendo nas profundezas do oceano.
Conforme trabalha na tradução, David encontra no romance de Rein paralelos com sua própria vida. E com sua esposa, Ewa, que segundo a polícia deve ter morrido em um acidente na cidadezinha montanhosa de Graues alguns anos antes. Mas nada é como parece.
Ficção / Literatura Estrangeira / Suspense e Mistério