Publicado em 1967, pouco antes de Simone de Beauvoir completar sessenta anos, A mulher desiludida representa toda a potência literária de uma escritora brilhante em seu auge. O livro reúne três histórias independentes, narradas por suas protagonistas - mulheres confrontadas com situações de ruptura que colocam em xeque suas certezas.
Na primeira, uma intelectual de esquerda se vê em conflito com as posições cada vez mais conservadoras do filho, ao mesmo tempo que luta contra a fatalidade do envelhecimento. Na segunda se dá o monólogo de uma mulher angustiada e fora de si, após dois casamentos fracassados e o suicídio da filha. O último texto trata do desmoronamento da vida de uma mulher abandonada pelo marido e desprezada pelas filhas.
Sob o ponto de vista íntimo e dilacerante dessas personagens, os contos refletem sobre a condição da mulher e seu papel numa sociedade ainda dominada pelos homens. Com tradução de Helena Silveira e Maryan A. Bon Barbosa, esta edição conta com um contundente prefácio da escritora Andréa Pachá.
Contos / Ficção / Literatura Estrangeira