A mulher trêmula

A mulher trêmula Siri Hustvedt


Compartilhe


A mulher trêmula


ou Uma história de meus nervos




Escrito por uma das mais destacadas ficcionistas americanas contemporâneas, este ensaio empreende uma busca pelas fronteiras entre o que somos e o que sofremos. Um livro único, misto de confissão, memória científica e documento literário sobre uma condição nervosa muito especial.

Siri Hustvedt proferia um discurso homenageando o pai, um professor universitário morto dois anos antes, quando se viu tomada por uma série assustadora de tremores abaixo do pescoço. Braços e mãos se movimentavam convulsivamente, a despeito de sua voz, que continuava sendo emitida com clareza e segurança. Esse foi apenas um primeiro episódio - a ele se seguiriam outros, sempre suscitando o mesmo elenco de questões e mobilizando todas as armas intelectuais da escritora.

Em A mulher trêmula, Hustvedt empreende uma busca pelas explicações - físicas, emocionais, filosóficas, clínicas - para sua situação. Desbravando com segurança um terreno marcado pela neurologia, psiquiatria, psicanálise e até mesmo pela criação artística, e o tempo todo amparada por autores como Dostoiévski, Freud, António Damásio e Oliver Sacks, a autora desnuda a própria narrativa dessa investigação ao mostrar que continua tendo mais perguntas do que propriamente respostas.

Temas como os limites entre o físico e o mental, a atual supremacia dos fármacos sobre as teorias de Freud e a necessidade de narrar o sofrimento para melhor apreendê-lo são debatidos neste livro que revela uma autora no auge de sua argúcia e curiosidade intelectual.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Ensaios / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
A mulher trêmula

Similares

(5) ver mais
O encantamento de Lily Dahl
O verão sem homens
Desilusões de um americano
O mundo em chamas

Resenhas para A mulher trêmula (1)

ver mais
on 24/7/21


Dois anos e meio após a morte de seu pai a escritora Siri Hustvedt discursou em homenagem à seu pai em sua cidade natal no campus da Faculdade St. Olaf em Minnesota. Durante seu discurso ela sofreu uma crise, começou a tremer, do pescoço para baixo, mas sua fala permaneceu inalterada o que lhe permitiu terminar o pronunciamento. Este episódio não será o único, vindo a se repetir o que fará com que Siri inicie uma busca para tentar compreender o que lhe ocorria. Compreendo-a bem, est... leia mais

Estatísticas

Desejam16
Trocam1
Avaliações 3.5 / 12
5
ranking 8
8%
4
ranking 42
42%
3
ranking 42
42%
2
ranking 8
8%
1
ranking 0
0%

27%

73%

Cíntia T.
cadastrou em:
21/06/2011 21:15:31
Jenifer
editou em:
03/05/2024 22:03:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR