Esse livro foi escrito e ilustrado em 1947, por Fayga Ostrower, para seu sobrinho Peter, que foi a primeira criança nascida no Brasil após a imigração de sua família, fugida do nazismo, em 1933.
A família de Peter Lewinsohn guardou o único exemplar original esse livro por anos. Ana Lewinsohn, sobrinha de Peter, viu o livro pela primeira vez em 2018 e, impactada com os desenhos, as cores e a história, decidiu publicá-lo.
Em 2020, Noni Ostrower, filha de Fayga e presidente do Instituto Fayga Ostrower, como parte da comemoração do centenário de nascimento de Fayga, criou um projeto de doação de obras para instituições pelo Brasil. Para o Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da UFRN foram doadas 77 obras de Fayga, além de outros materiais.
Durante a epidemia de Covid 19, Ana Lewinsohn, professora da UFRN, intermediou a edição do livro com a editora da universidade (EDUFRN). Seu pai, Thomas Lewinsohn traduziu o texto do alemão para o português, Rafael Campos, da EDUFRN, criou o lindo design editorial, e foram acrescentados pequenos textos adicionais, fotografias e agradecimentos.
Contos / Fábula / Ficção / Infantil