Baseado no conto "A Cinderela" e na fábula do leão amoroso de La Fontaine, José de Alencar, em sua obra "A Pata da Gazela", esboça um retrato irônico e crítico da sociedade brasileira do século XIX./ [ASIN: B00TUDUH3I ].
A história é bastante singela: um rapaz jovem e sedutor (Horácio) encontra um pé de botina caído na calçada e a trama se desenrola na tentativa dele, e de outro rapaz (Leopoldo) que também observava a cena, de descobrir quem é a dona daquele sapato.
Bem-vindo ao maravilhoso mundo de José de Alencar. Nesta edição clássica do seu romance A Pata da Gazela, trazemos até si a melhor edição esta admirável peça literária do final do século XIX.
A Pata da Gazela foi inicialmente publicado em 1870. Baseado na fábula O Leão Amoroso de Jean de La Fontaine e no conto A Cinderela, o livro retracta de forma irónica a sociedade brasileira do século XIX.
A história gira em torno de Horácio, Leopoldo, Laura e Amélia. Horácio, rapaz jovem e sedutor, vê quando o lacaio das moças derruba um pé de um par de botinas de pelica e seda, pequeninas e mimosas e apaixona-se pela dona dos pés desconhecidos. Leopoldo, que estava na mesma rua, vê de relance Amélia e apaixona-se pelo seu sorriso, mesmo após um vislumbre dos pés disformes que ele pensa serem os dela. A partir deste acaso, a trama se desenvolve num triângulo amoroso entre Horácio, Amélia e Leopoldo.
Ficção / Literatura Brasileira / Romance