Um dos marcos do início da literatura policial, onde Wilkie Collins, utilizando elementos da literatura de folhetim, muito comum no século XIX, inventa um novo género. Um imenso diamante - a pedra da lua do título - traz uma maldição, mas mesmo assim é roubado no dia do aniversário de dezoito anos de uma bela adolescente.
«(...) A Pedra da Lua não é apenas inesquecível pelo seu enredo, também o é pelos seus protagonistas: Betteredge, o respeitoso e assíduo leitor de Robinson Crusoe ; Ablewhite, o filantropo; Rosanna Spearman, disforme e apaixonada; Miss Clarck, "a bruxa metodista"; Cuff, o primeiro detective da literatura britânica.»
Jorge Luís Borges
«Collins é o maior mestre que conheço na literatura de ficção policial!»
Dorothy Sayer
«A Pedra da Lua de Collins é uma obra-prima da literatura policial (...) nem excedida nem sequer igualada até agora!»
A. Walcott
«Este é o melhor e maior romance policial escrito até hoje!»
T. S. Eliot
«Wilkie Collins consegue manter o interesse e a emoção com mestria através do recurso a diferentes narradores para contar a história. Essa ideia, essencial para o êxito do romance, ocorreu-lhe quando assistia ao julgamento de um crime em 1856 e ouviu os depoimentos de diferentes testemunhas e o efeito causado nos espectadores por uma série de provas cada vez mais comprometedoras.
(...) Mais de 133 anos depois da sua primeira aparição, A Pedra da Lua continua a fazer a delícia dos leitores e a cativá-los.»
P. D. James
Ficção / Literatura Estrangeira / Romance policial / Suspense e Mistério / Aventura / Crime / Drama / História