Este livro é um dos manuais de devoção mais populares escritos pelos puritanos do século 17. No fim do século 17 tinha passado por 60 edições. Por ser difícil de encontrar em qualquer dessas edições, esta reimpressão do século 19 torna-se particularmente rara.
O clássico de Bayly trata de obstáculos à piedade. Trata também de como começar o dia, como ler a Bíblia com proveito, como dirigir os pensamentos, as palavras e os atos, meditações apropriadas antes de dormir, ações de graças antes e depois das refeições, e apropriada observância do Sabbath.
Ao todo, há neste livro 17 dos capítulos mais práticos que você provavelmente lerá em qualquer lugar.
Lewis Bayly nasceu no país de Gales por volta do fim do século 16. Não há registro preciso do seu nascimento. Acredita-se que estudou em Exeter College, Oxford. Em 1611, foi ministro de Evesham, em Worcestershire, capelão do príncipe Henry, e mais tarde ministro da igreja de St. Matthew, em Londres. Bayly morreu em outubro de 1631, e foi sepultado no cemitério de sua igreja, em Bangor.
Joseph Hall, bispo de Norwich, descreveu Bayly em altos tons: “Ele era composto de tudo o que é amável, foi a glória da nação, o ornamento da humanidade, um santo glorioso”.
Este livro logo veio a ser um dos livros mais populares da Inglaterra, e foi traduzido para diversas línguas.