"Agora, estou na prisão do rei. Mas ele também está. Minhas correntes são as pedras silenciosas. As dele são a coroa."
Depois de passar uma temporada no palácio, fingindo ser uma nobre prateada para esconder seu poder elétrico da população, Mare Barrow conseguiu escapar e se juntou à Guarda Escarlate. Com a ajuda dos rebeldes, ela começou a reunir um exército de sanguenovos, vermelhos que, como ela. possuíam poderes inéditos, como mudar a aparência, voar, criar ilusões ou prever o futuro. Entretanto, essa missão foi interrompida quando seu grupo caiu numa armadilha do rei Maven. Em troca da liberdade de seus amigos, ela não viu outra saída além de se oferecer como prisioneira.
Agora, no palácio, apesar de usufruir de certo conforto, Mare é destituída de sua eletricidade: ela vive cercada de Pedras Silenciosas que anulam seu poder, e seus guardas são capazes de extinguir qualquer faísca da garota elétrica. Ela começa a definhar sem seus raiose, para piorar, ainda é obrigada a encontrar Maven constantemente.
Apesar das atitudes cruéis do rei, a garota tenta encontrar nele vestígios do príncipe que conheceu e por quem se apaixonou. Maven, por sua vez, usa Mare para tecer seu próprio discurso contra a Guarda Escarlate, tentando reverter a guerra civil.
Enquanto isso, os rebeldes continuam se mobilizando e organizam ataques cada vez maiores, ainda que nem todos estejam tão engajados na causa. É o caso de Cameron Cole, uma sanguenova poderosa que está mais preocupada em salvar seu irmão de da guerra, e de Cal, um prateado entre vermelhos, incapaz de decidir a que lado dedicar sua lealdade.
E não é só a Guarda que está insatisfeita com o governo de Maven. A noiva do rei, Evangeline Samos, e toda a sua família acreditam que não estão recebendo a devida atençao. Outras Grandes Casas da nobreza prateada, por sua vez, não acham que Maven seja o herdeiro por direito, ameaçando criar uma crise de sucessão. Vulnerável em diversas frentes, Maven se agarra ao poder a todo custo, buscando alianças inusitadas para garantir a continuidade de seu governo. Afinal, os monstros são mais perigosos quando estão assustados.
Distopia / Fantasia / Ficção / Jovem adulto / Literatura Estrangeira