Por que os homens só sabem mudar por meio de guerras e muito sangue? Por que não encontrar outras formas de revolução, como a Internet? Estas são algumas das questões abordadas de forma consistente pelo autor Bernard Werber.
A revolução das formigas é um verdadeiro thriller intraterrestre. Na trama, o autor mistura vida real e ficção, relacionando a fascinante hierarquia e cumplicidade das formigas ao individualismo e egoísmo dos seres humanos.
O livro é dividido em três histórias paralelas e complementares. A primeira mostra os dedos da revolução, grupo constituído pelas formigas do exército e outros insetos. A segunda narra os movimentos de um grupo composto, principalmente, por formigas adolescentes, que pedem a evolução da espécie humana sem violência e baseada no comportamento das próprias formigas. A última apresenta a polícia, que espera evitar a revolução das formigas antes que esta seja transmitida pela Internet.
Este volume fecha a trilogia O império das formigas. Depois de As formigas, que traz o encontro entre as duas sociedades, e O dia das formigas, que mostra o confronto entre os dois mundos, chega o momento do entendimento entre as espécies.
Além de sucesso nas livrarias e aclamado pela imprensa francesa, Werber foi adotado em escolas e universidades, e citado como referência em cursos de ciências e biologia. Traduzida para mais de 25 idiomas, a série conquistou prêmios literários, com um estilo dinâmico, curioso e consistente, porém despido de formalidades. Uma bela lição moral e um maravilhoso desafio para o homem.