A verdade da poesia

A verdade da poesia Michael Hamburger


Compartilhe


A verdade da poesia


Tensões na poesia modernista desde Baudelaire




O poeta, crítico literário e tradutor Michael Hamburger procura enquadrar em uma nova narrativa a multiplicidade de caminhos que a poesia moderna trilhou ao longo do século XX.

A partir do mapeamento feito por Hugo Friedrich em Estrutura da lírica moderna (1956), que situava Baudelaire, Rimbaud e Mallarmé em direção a uma poesia que cada vez mais se interessava apenas por si mesma, o ensaio de Hamburger propõe um espectro de realizações que vai muito mais além.

O autor apresenta ainda um vasto conhecimento sobre a poesia moderna e contemporânea, sem restringir-se às obras escritas em línguas de tradição literária mais assimilada pela crítica européia. Ele destaca poemas e poetas que se expressam em idiomas como polonês e russo, além de tratar pontualmente de autores como Fernando Pessoa e Carlos Drummond de Andrade, o que já confere ao livro um interesse particular para os leitores de língua portuguesa.

Ensaios / Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
A verdade da poesia

Similares

(13) ver mais
Trincheira, palco e letras
A Passagem do três ao um
Armazém literário
Três poemas sobre o êxtase

Estatísticas

Desejam13
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 15
5
ranking 53
53%
4
ranking 40
40%
3
ranking 7
7%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

43%

57%

vivi
cadastrou em:
23/09/2009 10:47:13
Fernando
editou em:
17/04/2023 23:54:01

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR