Quase tudo foi dito acerca de São Bernardo. Foram estudadas todas as facetas de sua personalidade, de suas obras, do seu lugar na História. Até mesmo ruas e praças foram batizadas com seu nome.
Mas alguma vez já lhe foi dada a palavra? Eis aqui uma Vida de São Bernardo escrita por um monge cisterciense que durante longos anos cultivou intimidade com as obras da alma do abade de Claraval.
O padre Robert Thomas quis - e essa é a riqueza e originalidade deste livro - que essa Vida de São Bernardo desse vez à palavra de Bernardo e de seus contemporâneos. Temos assim um São Bernardo por ele mesmo: vemo-lo agindo, pregando, viajando. Vemo-lo sobretudo contemplando e orando, enquanto vai formando os homens de Deus. Ao mesmo tempo, para além dos séculos, São Bernardo vem ao nosso encontro e nos seduz como seduziu os homens de seu tempo: não só com santidade e vigor, mas também com suas contradições e com sua caminhada rumo à santidade.
Este livro escrito por um cisterciense abre-nos para a arquitetura interior de São Bernardo. Eis a história de uma alma que não para de despertar outras almas que verdadeiramente buscam a Deus.
Religião e Espiritualidade