Na maçonaria se destacam, de maneira geral, quatro grandes escolas, as quais se podem assim denominar: a autêntica ou histórica, que atribui sua origem às corporações ou guildas corporativas da Idade Média; a antropológica, que a filia aos mistérios e tradições de povos mais antigos, como os assirios, os israelitas, os caldeus, os egípcios, os gregos, os antigos mexicanos, os chineses e os indianos; a mística, que encara os graus da Ordem como figurativos de estados místicos da consciência; a ocultista, que, como a mística, visa a união com Deus, porém por processos algo diferentes ou mais amplos, pois lhe aliam também o conhecimento e a aplicação da vontade no domínio de sua natureza física, emocional e mental. Isso é tipificado na Maçonaria pela "construção do templo sagrado" ou do "templo do Espirito Santo" (1 Cor. 6: 19).
O Irmão C. W. Leadbeater 33" pertence à escola dos ocultistas, e é desse ângulo que ele estuda a Maçonaria, ou melhor, a Vida Oculta da Maçonaria. E como ocultista dos mais eméritos e capazes que é, em seus estudos ele aplica métodos ocultistas, valendo-se de seus enormes recursos internos pessoais, mas sem desprezar os objetivos fornecidos por outros autores e por outras escolas. Foi o que ele fez em relação a este tema.
Sendo a Loja maçônica uma síntese bem acabada de toda a Ordem maçônica, como também um simbolo vivo e concentrado de todo o universo e da vida que ali se manifesta, o grande Irmão concentrou sobretudo na Loja e nas suas atividades os estudos relatados neste livro. E fê-lo de maneira magistral, com uma clareza meridiana e uma profundeza jamais atingida por quaisquer outros autores maçônicos anteriores, não obstante também terem produzido obras valiosíssimas sob outros aspectos não menos interessantes.
Assim, pois, todos os pensadores e estudiosos encontrarão nestas páginas subsídios para ampliar e enriquecer sua cultura e adquirir um conceito mais justo, lúcido, erudito e honesto da Instituição maçônica, que tem sido tão mal interpretada e tão deslealmente atacada e perseguida. E os maçons verão que a sua Ordem multi-secular é mais do que "um sistema peculiar de moral idade velada em alegorias e ilustrada por símbolos". Ela é, antes de tudo, um vasto e milenar sistema filosófico que inclui a Moral e o Conhecimento mais profundo da vida individual e universal. Esse é o objetivo fundamental desta obra e o motivo principal de sua tradução e publicação no nosso idioma.