No passado, era simples escrever sobre guerras. Estados e ideologias colidiam; batalhas eram travadas entre exércitos nacionais ou milícias. Mas a guerra mudou. Neste relato pouco usual da guerra contemporânea, Peter Beaumont, jornalista e correspondente internacional do Observer, mostra que a privatização dos conflitos bélicos por pequenos grupos armados e a fragmentação de Estados nacionais instáveis transformaram a guerra em um modo de vida, o que representa um desafio quase intransponível para exércitos “tradicionais”.
Para retratar essas sociedades em que a guerra é endêmica, Beaumont, em vez de focar sua análise nas grandes instâncias decisórias ou de comando, leva o leitor às engrenagens cotidianas do conflito: o sofrimento dos civis e combatentes, o dia a dia dos embates, as aspirações dos envolvidos. No processo, o autor descreve encontros aterrorizantes, situações-li - mite e descobertas que só alguém que penetrou a fundo o território “inimigo” poderia realizar, como um plano secreto da Al Qaeda de ataque a Londres ou o refúgio bombardeado do mulá Omar.
Vida secreta da guerra é resultado de um dos mais corajosos trabalhos de jornalismo investigativo dos últimos anos, que levou o autor a viajar muitas vezes sozinho e sem guarda-costas para os lugares mais perigosos do mundo e permitiu uma rara proximidade e intimidade com os entrevistados.
História / Literatura Estrangeira / Não-ficção