Inspirado no clássico romance de aventuras de Júlio Verne, Mike Veseth nos leva à sua Volta ao mundo em 80 vinhos. A jornada começa em Londres, metrópole histórica da enologia. Logo viajamos pela França e pela Itália, para, em seguida, darmos uma guinada em direção a irresistíveis relatos sobre o vinho na Síria, na Geórgia e no Líbano. Toda taça de vinho conta uma história, e assim cada um dos oitenta vinhos aqui selecionados tem algo importante a revelar. Sem mais delongas, seguimos pela África do Norte até a Argélia, um dos maiores exportadores de vinho do mundo, e atravessamos o Mediterrâneo para chegar à Espanha e a Portugal. Acompanhando as rotas comerciais portuguesas, desembarcamos na Ilha da Madeira e depois na África do Sul, onde fazemos um rápido desvio para saborear o mais famoso Pinot Noir do Quênia. Como assim? Pinot Noir no Quênia? É isso mesmo?
Nossa rota continua serpenteando, com visitas a Bali, à Tailândia e à Índia e um prolongamento rumo ao Norte da China para visitar Xangri-lá. Xangri-lá? Mas esse lugar existe mesmo? Existe e produz vinho! Partimos, então, para a Austrália, com uma passagem pela Tasmânia, onde descobrimos que o frio é quente. As estrelas do Cruzeiro do Sul nos guiam até a Nova Zelândia, o Chile e a Argentina. Embarcamos no Trem do Vinho do Napa Valley, na Califórnia – por sinal, um passeio divino –, temos um encontro com o Planeta Riesling em Seattle e entramos em carros supervelozes para participar de uma corrida pela América do Norte, sempre experimentando mais vinhos no caminho. Uma pausa para o almoço na Virgínia em homenagem a Thomas Jefferson, e chegou a hora de pegarmos o avião de volta para Londres e fazermos o balanço dos nossos vinhos e da experiência adquirida.
Por que exatamente esses lugares? Quais são os oitenta vinhos e o que eles nos revelam? E que surpresa nos aguarda ao final dessa inebriante viagem? Será que teremos uma reviravolta para garantir um final feliz para todos os amantes do vinho? Venha conosco numa jornada de descobertas!
Literatura Estrangeira / Não-ficção