Störfall (Accident, a Day's News) — "Acidente", de Christa Wolf '-' Numa pequena cidade da Alemanha, uma mulher, graças ao rádio, decodifica o significado das nuvens negras e destruidoras que aparecem no horizonte, sopradas da usina atômica de Chernobyl, e, presa ao telefone, recebe finalmente a notícia de que, graças à aparelhagem médica de última geração, a vida do irmão tinha sido salva em Berlim. . .
"Störfall" de 1987, obra publicada pouco depois do acidente nuclear de Chernobyl, em 25 de Abril de1986: o choque causado pelas conseqüências da explosão de vapor e incêndio no reator nº 4 da Usina Nuclear de Chernobil, perto da cidade de Pripyat, no norte da Ucrânia Soviética, próximo da fronteira com a Bielorrússia! – a ameaça de contaminação da população e de grandes extensões de terras, a aproximação da nuvem radioativa ao continente europeu – serve como ponto de partida para uma escrita que reflete sobre o destino da humanidade, sobre as guerras e o que seria o “ponto cego” de nossa civilização.
====
https://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_nuclear_de_Chernobil
====
"A quarta-feira de cinzas da Humanidade" - Artigo de Silviano Santiago.
http://bit.ly/2UREAbU
Comunicação / Drama / Ficção / Filosofia / História / Literatura Estrangeira / Psicologia / Romance / Sociologia / Suspense e Mistério